<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6722033\x26blogName\x3dLargo+da+M%C3%A1+L%C3%ADngua\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://quac-quac.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://quac-quac.blogspot.com/\x26vt\x3d6446989250896530525', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Luneta pintada por Veloso Salgado na Sala das Sessões
Largo da Má Língua - Assim vai o Burgo! A Figueira da Foz e Arredores...

terça-feira, abril 27, 2004

Correio do Leitor I



Este é o conteúdo de um artigo recebido na caixa de correio do Quac Quac:

«23 mil contos! Qualquer coisa como 115 mil euros.
Foi este o preço que a Câmara de Lisboa deu para o carro do seu presidente Pedro Santana Lopes.
Um Audi idêntico ao do Presidente da República.
Como é possível tamanha machadada à população portuguesa a quem é solicitado sacrifícios.
Não é justo!
Não é honesto!
Não está correcto!
São episódios destes que vão revelando o carácter das personalidades políticas deste nosso país.
Ninguém pede que o Presidente da Câmara se faça transportar num Fiat Punto ou num Renault Clio.
MAS 23 MIL CONTOS!!!!!????
NOS DIAS QUE CORREM!
Na amargura em que vive o Povo Português????!!!!
Não lhe chega um carro de 5 mil contos? 10 mil contos? Bastante acima da miséria humana que desgraça este país de só 10.000.000?...
Realmente faz falta uma nova geração de políticos. Que respeite quem trabalhou uma vida inteira e tenha uma reforma de miséria.

Acorda Portugal
!!!»


Se quiserem deixar as vossas opiniões, textos ou sugestões façam-no para o "mail":
quac_quac@portugalmail.pt

A resposta que faltava ao chefe de gabinete do Burgo



«Se há bem precioso que se adquiriu com o 25 de Abril foi a liberdade de expressão e de opinião. Foi a liberdade e divergência de opinião que, com todo o respeito que as pessoas e as instituições lhes merecem, levou os vereadores do Partido Socialista a absterem-se na votação do Relatório de Actividades e as Contas de Exercício de 2003 da Câmara Municipal. Fizeram-no com justo juízo e com base na análise efectiva dos dados» - Natércia Crisanto, vereadora do PS, in O Figueirense, num artigo de opinião.

Quem sou? De onde Venho? Para onde vou?



«Não sei quais as razões subjacentes à saída desta técnica superior das funções de directora, mas oferece-me dizer enquanto cidadão figueirense, cliente/utente do CAE, que a mesma desempenhou com qualidade as suas funções, tendo em conta a qualidade da programação, apelativa e sócio-culturalmente transversal, tornando aquele espaço de cultura num eixo importante de desenvolvimento para a Figueira» - António João Paredes (*) Membro da Comissão Política do PS, in O Figueirense, num artigo de opinião.

A moda dos blogs pegou, mas a dos artigos de opinião nos jornais locais também!
Que o digam alguns “ilustres” figueirenses que, recentemente, aprenderam uma nova forma de se sentirem úteis à sociedade escrevendo umas quantas linhas, dizendo o que bem lhes apetece…

Pois muito bem! Deixe que lhe diga Sr. Paredes que “das duas uma”!
1º - Ou anda distraído, o que é mau para quem tem “pretensões” a vereador… desculpa, queria dizer políticas.
2º - Afinal, parece-me que o seu cavalo de batalha (o diálogo entre líder da concelhia e vereadores do PS) nas últimas eleições concelhias do Partido Socialista está a falhar, pois parece inexistente.

Então o Sr. não sabe que a Dr.ª Teresa Folhadela está de baixa por estar numa gravidez de risco?
Anda muito mal informado e depois levanta “falsas” especulações sobre o paradeiro da Sr.ª e do futuro do CAE… Vejam bem!

Mais… A sua desatenção revela a inexistência de diálogo com os vereadores do PS na Câmara do Burgo, pois se tivesse trocado impressões com eles antes de ter escrito o seu artigo de opinião, saberia o ponto de situação sobre o assunto, uma vez que o mesmo foi abordado, recentemente, em reunião do executivo camarário.
A questão foi mesmo levantada pelos vereadores do “seu” partido…

Parece-me um pouco desatento para quem procura protagonismo e para quem quer ser “alternativa” a Vítor Cunha, líder concelhio do PS.


Eles Mentem, Eles Perdem!

Informação privilegiada…

«Estou a escrever este texto no hotel, em New Bedford, no estado do Massachusetts, nos USA. São 8 da manhã aqui, 13 horas em Portugal. Tenho o privilégio de acompanhar o eng. Duarte Silva nesta assinatura do protocolo de geminação entre as duas cidades [Figueira e New Bedford], mas mais forte, para mim, é o poder ver e sentir o quanto esta gente, que é gente como nós, ama a sua terra. Que bom.» - Lídio Lopes * Vice-presidente da CPC do PPD/PSD, in O Figueirense, num artigo de opinião.


Há coisas que eu realmente não entendo!
Mas se calhar também não são para eu entender!

Não compreendo porque é que o Sr. Lídio Lopes insiste em assinar os seus artigos de opinião que, semanalmente, são publicados no jornal O Figueirense, como “Vice-presidente da CPC do PPD/PSD”.
Sinceramente não entendo...

As opiniões que ali transcreve, são elaboradas com acesso a informação “privilegiada” que obtém enquanto chefe de gabinete do Eng. Duarte Silva…
Sim, porque de outra maneira não teria «o privilégio de acompanhar o eng. Duarte Silva nesta assinatura do protocolo de geminação entre as duas cidades».

Na passada semana escreveu sobre as contas do Executivo de 2003. Obviamente, também na posse de informação “privilegiada” que consegue enquanto chefe de gabinete…
Porque é que não assina os seus artigos como “Lídio Lopes *chefe de gabinete da Câmara Municipal”?

Seria mais justo e honesto para aqueles que se dão ao trabalho de ler as suas “obras-primas”…
Ahhhh, e já agora… O chefe de gabinete deve aparecer nas fotografias atrás do presidente da edilidade, isto claro, quando, por acaso, aparece nas fotos!!! (Ver exemplo, foto em baixo)



O Calvário está perto!



«O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Duarte Silva (PSD), levou quase sete meses a responder às perguntas que lhe foram dirigidas pelo PÚBLICO em Setembro do ano passado, sobre as relações entre a sua autarquia e a Câmara de Oeiras no domínio da cartografia.
Antes da formalização dessas perguntas e do pedido de documentos, efectuada em 25 de Setembro, o PÚBLICO já vinha, todavia, a tentar telefonicamente, desde Julho, obter esclarecimentos sobre o assunto junto do gabinete do autarca.
As respostas de Duarte Silva ao longo destes meses resumiram-se contudo ao silêncio e ao embaraço das secretárias e assessores que receberam mais de meia centena de telefonemas e numerosos "mails" a insistir no requerimento feito ao abrigo da Lei de Acesso aos Documentos Administrativos, da Lei de Imprensa e do Estatuto do Jornalista.
Pelo meio, o PÚBLICO teve de recorrer à Alta Autoridade para a Comunicação Social, que considerou, em Fevereiro passado, estar a Câmara da Figueira a violar "os preceitos legais que protegem o acesso dos jornalistas às fontes públicas de informação" e recomendou a Duarte Silva "o escrupuloso cumprimento da lei
"» - in PÚBLICO, sobre a demora da Câmara Municipal da Figueira em responder sobre as relações entre a autarquia figueirense e a Câmara de Oeiras no domínio da cartografia.


Pois é! A Câmara do Burgo está, de novo, envolvida em polémica, mas mais uma vez, infelizmente, levantada por órgãos de Comunicação Social nacionais.
Vejo, mais uma vez, que os órgãos de Comunicação Social locais estão “mudos” e “quedos” não vá fugir a publicidade institucional…
Cadê a imparcialidade do Diário As Beiras, do Diário de Coimbra, d´O Figueirense, da Maiorca FM, da Rádio Clube Foz do Mondego, e de outras tantas publicações da Figueira?

Pois, isto não interessa nada! “É melhor não tocarmos no assunto”…
Interessa mais escrever e divulgarem as coisas “bonitas” que vão acontecendo no Burgo que servem para tapar os olhos do eleitorado!
É mais fácil e não dá tanta chatice…

Contudo, não deixa de ser curioso o tempo que levou a Câmara do Burgo a responder às questões lançadas pelo Público… Sete “longos” meses…
Aqui nem o “Dr. Adesivo” - vulgo chefe de gabinete - safou a tenda, isto claro, tanto quanto me apercebo pela notícia do jornal:
«As respostas de Duarte Silva ao longo destes meses resumiram-se contudo ao silêncio e ao embaraço das secretárias e assessores que receberam mais de meia centena de telefonemas e numerosos "mails" a insistir no requerimento feito ao abrigo da Lei de Acesso aos Documentos Administrativos, da Lei de Imprensa e do Estatuto do Jornalista».

Está visto que o Sr. chefe de gabinete, nem as suas assessoras, sabem a Lei de Imprensa. Que pena...
Mas há quem a saiba e muito bem...

Então, e agora Sr. Engenheiro?
Não vai convocar, à pressa, uma daquelas conferências de imprensa que mais parecem comícios políticos?
Ou o chefe de gabinete vai demorar mais sete meses a elaborar-lhe um discurso “bonito” para ser aplaudido pelos seus “comparsas”?
Vai realmente ser-lhe difícil explicar mais esta “embrulhada” em que a Câmara do Burgo está metida…

segunda-feira, abril 26, 2004

Câmara Municipal do Burgo apresenta planos de emergência para as autárquicas de 2005


Patos continuam de tanga

A Câmara Municipal do Burgo (CMB) apresentou os planos especiais de emergência para as próximas eleições autárquicas, em 2005, onde o PSD, conta “levar uma abada”. Segundo o presidente do Burgo, com a finalização destes planos, que já vão utilizar o novo sistema de comunicações de emergência e segurança, «o trabalho do PSD na edilidade do Burgo está completo».

«Não temos mais argumentos para aqui continuar. Não cumprimos as promessas que fizemos aos figueirenses, por isso, penso, está na hora do PS voltar ao poder no município. E, desculpe a modéstia, até mesmo ao poder no país” disse, aos jornalistas, o presidente do Burgo.

Em relação aos planos, estes consistem num «instrumento de coordenação de fuga após a “pesada” derrota social-democrata que se antevê para as próximas autárquicas». «Queremos evitar eventuais incidentes passíveis de ocorrerem no Burgo, por isso, vamos rendermos às evidências e entregar o Burgo ao PS, já que não temos capacidade de gerir a autarquia local» declarou o presidente da edilidade.

«Abril precisa de mais imaginação», assim como as intervenções do líderes políticos do concelho



«Os portugueses estão cansados de tantas mentiras e incompetências e é urgente que o governo mude de estratégia ou o povo mude de governo. A direita e a extrema–direita colocaram o país numa das mais graves crises» - Vítor Cunha, presidente da Comissão Política Concelhia do PS e deputado municipal do Partido Socialista, na sessão extraordinária da Assembleia Municipal, que assinalou o 30º aniversário da “Revolução dos Cravos”.

«Passados 30 anos, Portugal é um país diferente e melhor, [contudo, a] lei fundamental do país passa para segundo plano devido a uma constituição Europeia que não existe» - Nelson Fernandes, deputado municipal da CDU, na sessão extraordinária da Assembleia Municipal, que assinalou o 30º aniversário da “Revolução dos Cravos”.

«Muito há ainda a fazer e muito do que foi feito poderia ter sido melhor» - Gil Ferreira, presidente da junta de freguesia de S. Julião, em representação do PSD na sessão extraordinária da Assembleia Municipal, que assinalou o 30º aniversário da “Revolução dos Cravos”.

«Refira–se que nesta cerimónia esteve ausente Fernando Sansana, o único representante do CDS/PP na AM».

domingo, abril 25, 2004

Saddam Hussein reivindica autoria dos disparos contra o Tribunal do Burgo


Bush e Saddam comemoram o "25 de Abril"

O ditador iraquiano Saddam Hussein revelou, hoje, ter sido o autor dos 15 disparos contra o Tribunal do Burgo (ver Quac_Quac do dia 12).
O presidente do Iraque entregou-se, voluntariamente, no posto da GNR do Paião e confessou ter disparado “15 tiros com duas armas: uma de calibre 6.35mm, outra 7.65mm”.

Estava mal disposto. Foi da porcaria dos hamburgers do Tó Freitas. Ia a passar no jardim quando me deu a caganeira, mas como as casas de banho públicas ainda estavam fechada resolvi cagar mesmo ali, atrás dos arbustos. Entretanto, resolvi disparar os tiros contra o Tribunal do Burgo para que ninguém desse conta que era eu a mandar uns “traques” para o ar” disse, aos agentes, Hussein.

O Quac_Quac apurou ainda junto de fonte da GNR do Paião que por ser feriado do “25 de Abril” Saddam foi mandando em liberdade… Contudo, ao iraquiano foi aplicada uma coima de 30 euros por “aliviar a tripa” num local público e outra de 25 euros por atentado ao pudor.

As vantagens do 25 de Abril



«O primeiro-ministro, Durão Barroso, e o ministro da Defesa, Paulo Portas, foram recebidos com assobios [vaiados] quando chegaram à tribuna na Avenida da Liberdade, em Lisboa, para assistir à parada militar que assinala este domingo os 30 anos do 25 de Abril»

Benfica Campeão? Que saudades…



O FC Porto sagrou-se, este sábado, campeão nacional de futebol 2003-2004. Os portistas celebraram “mais cedo” a conquista do campeonato, tendo beneficiado da derrota do Sporting Clube de Portugal, ontem, frente à União de Leiria (1-0).

Tenho que “tirar o chapéu” e dar os parabéns ao Porto, desses intragáveis Pinto da Costa e José Mourinho.

Obviamente estou triste por o “meu” Benfica fica a “xuxar no dedo” mais uma temporada.
Chiça… Já tenho saudades de ver o Benfica campeão… O último campeonato nacional de futebol conquistado pelo Benfica ocorreu em 1994, e a última vez que venceu a Taça de Portugal, decorria o ano de 1996.

Contudo, a derrota do Sporting foi boa para os benfiquistas que igualaram o Sporting no segundo posto da Super Liga. Para a semana as Águias vão “comer” a Lagartagem que é para eles verem como é! E assim o Benfica conquista o 2º lugar e vai à pré-eliminatória da Liga dos Campeões!


Como o Vinho do Porto



Ora aqui fica o alinhamento do concerto de Xutos e Pontapés, no dia 23 de Abril de 2004, no “Parque das Gaivotas, inserido na Queima das Fitas da Figueira.
Quem não viu, não sabe o que perdeu!
É caso para dizer que os Xutos são como o Vinho do Porto: Quanto mais velho(s), melhor(es)!

1. Sémen
2. Maria
3. Chuva Dissolvente
4. Fim do Mês
5. Carta Certa
6. Alta Rotação
7. Mãe
8. Enquanto a noite cai
9. Jogo do Empurra
10. O que foi não volta a ser
11. Homem do Leme
12. Desejo (música nova)
13. Diz-me (música nova)
14. Mundo ao contrário (música nova)
15. Ai se ele cai (música nova)
16. Gritos
17. Negras como a noite
18. Doçuras
19. Prisão em si
20. Avé Maria
21. Circo de Feras
22. Não sou o único
23. A minha maneira
24. Contentores

Encore

25. Aventura
26. I love to play
27. Sou bom
28. Morte lenta
29. Mergulho

Encore II

30. Para Sempre
31. Casinha

sábado, abril 24, 2004

Conheço quem venda colchões!



«Para Daniel Santos, presidente da AM [Assembleia Municipal], é necessário fazer “um apelo à imaginação”, para evitar que as referidas sessões se transformem num dormitório ou num acto de sacrifício cívico ou político» in Diário As Beiras, sobre a sessão evocativa do 25 de Abril, que se realiza este ano na Boa União Alhadense, Alhadas.


Esta frase até podia dar para rir! Mas não dá...
O Sr. presidente da AM diz que é preciso "apelar à imaginação" para que as ditas sessões evocativas da "Revolução dos Cravos" não se transformem, literalmente, numa "seca"...
Nada contra...

Contudo, Daniel Santos não usa essa "imaginação" no que toca a "conduzir" as sessões da Assembleia Municipal que, grande parte das vezes, tratam de assuntos irrelevantes aos interesses dos figueirenses.

As “longas” sessões da AM dão para tudo…
Para os deputados municipais explanarem sobre assuntos nacionais e até internacionais.
Qualquer dia até começam a opinar sobre Marte ou a Lua e as implicações que isso terá na Terra.

As ditas sessões dão para fazer desenhos, distribuir bombons, rir, dizer bacoradas atrás de bacoradas, etc, etc…

Aí, Sr. engenheiro é que deveria “apelar” a sua própria imaginação para que as Assembleia Municipais sirvam, na totalidade, para tratar de assuntos aqui do Burgo. Já agora, para que não sejam também autênticas “maratonas”, pois Rosa Mota só há uma! E já não corre!

Com ou sem "R", será sempre Revolução dos Cravos! 25 de Abril sempre!



«Agora, 30 anos depois, não adianta retirarem–lhe o erre, porque, para quem o viveu como eu, o “25 de Abril” será sempre uma revolução» Jorge Dias, fotógrafo, in Diário As Beiras.

Notas de Abril II.



«Não se sabe como nem porquê, havia cravos vermelhos nas mãos do povo. Homens, mulheres e crianças de cravos nas mãos. Milhares de cravos. E o povo enfeitou de cravos os fuzis militares. E do povo a revolução ganhou nome: Revolução dos Cravosin Histórico da Revolução dos Cravos

Notas de Abril I



Às 04h26, de 25 de Abril de 1974, o locutor Joaquim Furtado fazia a leitura do primeiro comunicado do MFA, aos microfones do Rádio Clube Português:

«Aqui posto de comando do Movimento das Forças Armadas.

As Forças Armadas portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma. Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal, para o que apelamos para o bom senso dos comandos das forças militarizadas no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas. Tal confronto, além de desnecessário, só poderia conduzir a sérios prejuízos individuais que enlutariam e criariam divisões entre os portugueses, o que há que evitar a todo o custo.

Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica, esperando a sua acorrência aos hospitais, a fim de prestar eventual colaboração, que se deseja, sinceramente, desnecessária
.» in www.instituto-camoes.pt

"Penso eu de que..." I



«O “25 de Abril” é cada um de nós puder dizer livremente aquilo que pensa, mas com respeito e tolerância pelos outros» Teresa Machado, vereadora da Educação, in Rádio Clube Foz do Mondego, sobre o “25 de Abril”, numa actividade da autarquia sobre o 30º aniversário da “Revolução dos Cravos” junto de escolas do município.

sexta-feira, abril 23, 2004

E o TGV aqui tão perto!



«As obras junto à estação de Caminho de Ferro, para a instalação do terminal rodoviário, já começaram e do pequeno jardim já nada resta» in Diário de Coimbra, sobre as obras na CP para o futuro interface rodo/ferroviário da Figueira.


Os autocarros do terminal de camionagem vão "mudar-se" para o actual jardim junto à estação da CP. Segundo Duarte Silva, presidente da Câmara do Burgo, pretende-se "aproximar da zona baixa da cidade, os utilizadores rodoviários e fazer um melhor aproveitamento do espaço".

Os argumentos utilizados até são válidos e passam despercebidos a olhares menos atentos!
O que ainda ninguém explicou foi o que vai acontecer ao espaço onde actualmente está localizado o Terminal Rodoviário, ali perto do Lar de St. António…
Será para construir mais “betão”?
Mais especulação imobiliária no Burgo?
Pois… Se calhar, dizem alguns!

Apesar das fracas infra-estruturas actuais do Terminal, o Quac Quac gostaria que alguém explicasse como é que se vai dizer aos pais de alunos com 9, 10, e 11 anos que o terminal vai sair de onde está e o filho terá, para chegar à escola, de andar mais, sensivelmente, dois quilómetros a pé…
Especialmente no Inverno e a chover?

Mas, já que falamos também da estação da CP, vale a pena falar das condições que a mesma oferece aos seus clientes!

Qualquer turista que chegue à Figueira, já para não falar nos concidadãos figueirenses, se, por azar, estiver apertado para “escorrer as batatas” ou para “aliviar a tripa” e se dirigir aos WC´s da estação, pensará que chegou a uma qualquer cidade do Terceiro Mundo, tal é o estado de degradação, de falta de higiene, um intenso mau cheiro e a falta de segurança que por ali se verifica!

De noite então, estamos em plena “Pensão CP”, já que a referida estação “dá” dormidas de borla a quem, infelizmente, não tem um lar ou é “banido” do seio familiar!

Então, cadê a qualidade de vida que tanto orgulha os membros da “burguesia” local? Com isso o Burgo Municipal não se preocupa? Pois… qualidade de vida é só “samba e carnaval”.


Almoço-convívio ou inauguração?


Partido políticos começam a preparar "tachos"

Começam-se a desvendar os contornos de algumas refeições comemorativas do “25 de Abril”, na Figueira da Foz. Ao passar os olhos, hoje, pelo Diário de Coimbra não pude deixar de reparar que na freguesia de S. Pedro se aceleram os trabalhos de limpeza do parque das merendas.

Por sinal aquele local é onde o PSD, no próximo domingo, vai comemorar os 30 anos do “25 de Abril”.
Vejo que afinal o repasto programado pela Comissão Política Concelhia (CPC) “laranja” tem afinal outros contornos para além de assinalar a “Revolução dos Cravos”.

Ainda segundo o Diário de Coimbra «(…)os trabalhos [de limpeza] iniciaram-se já o ano passado e têm estado a decorrer, agora com uma meta muito concreta porque no próximo domingo, a CPC do PSD realiza naquele local um almoço-convívio». Esta é a prova!

O que pretende fazer o presidente do PSD local, José Elísio?
Dizer que “nós (PSD) é que fizemos, é que acontecemos e é que limpámos”?
Fazer política barata, como de costume?
Ou vai “provocar” a democracia e obrigar Carlos Simão (PS) a almoçar com a “família” Trinaranjus Laranja?
Podia deixar a pseudo- inauguração do parque para mais tarde, até porque, pelo andar da carroça o PSD não terá obras para apresentar no final do actual mandato autárquico…
Assim vai o burgo…

Resta agora saber o que “engendra” o PS num restaurante em Buarcos!
Será que temos mais candidatos socialistas à Câmara Municipal da Figueira?

«Hoje é sexta-feira, chega de canseira»



O Quac-Quac adora as sextas-feiras, quanto mais não seja, para ler as opiniões dos “burgueses” na nossa praça no jornal O Figueirense!

Xutos regressam ao Burgo! Esta noite...



Fotos in Figueira.net

Promete ser um grande espectáculo, o concerto de Xutos e Pontapés, esta noite, pelas 23h00, no Parque da Avenida de Espanha, vulgo "Parque das Gaivotas", na Figueira da Foz.

«Homem Do Leme» - Xutos & Pontapés

Sozinho na noite
um barco ruma para onde vai.
Uma luz no escuro brilha a direito
ofusca as demais.

E mais que uma onda, mais que uma maré...
Tentaram prendê-lo impor-lhe uma fé...
Mas, vogando à vontade, rompendo a saudade,
vai quem já nada teme, vai o homem do leme...

E uma vontade de rir nasce do fundo do ser.
E uma vontade de ir, correr o mundo e partir,
a vida é sempre a perder...

No fundo do mar
jazem os outros, os que lá ficaram.
Em dias cinzentos
descanso eterno lá encontraram.

E mais que uma onda, mais que uma maré...
Tentaram prendê-lo, impor-lhe uma fé...
Mas, vogando à vontade, rompendo a saudade,
vai quem já nada teme, vai o homem do leme...

E uma vontade de rir nasce do fundo do ser.
E uma vontade de ir, correr o mundo e partir,
a vida é sempre a perder...

No fundo horizonte
sopra o murmúrio para onde vai.
No fundo do tempo
foge o futuro, é tarde demais...

E uma vontade de rir nasce do fundo do ser.
E uma vontade de ir, correr o mundo e partir,
a vida é sempre a perder...


Escutas Telefónicas II.



O primeiro-ministro, Durão Barroso, e o Ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, inauguraram as novas instalações do Hospital Distrital da Figueira da Foz, prometidas há muito, e que transformaram o "indigente" hospital figueirense numa das unidades hospitalares "topo de gama" do país.
O Quac Quac teve acesso a uma conversa telefonica entre ambos os governantes.

Durão: Mas ó Luís Filipe Pereira para que me estão a enfiar esta toca?
Pereira: Calma Durão… Vais apenas ser operado na Figueira da Foz, no Hospital Distrital!

Durão: Porra, aí não, carago! Então não é na Figueira que os ortopedistas e anestesistas estão em divergência?
Pereira: É…

Durão: Pôxa… Os gajos ainda se vingam em mim, tás parvo, Pereira!
Pereira: Ó Durão, então para “removeres” este tumor cerebral que tens só te resta uma solução…

Durão: Qual?
Pereira: És operado noutro estabelecimento de saúde! Olha, por exemplo numa qualquer clínica privada de Leiria, como os pacientes lá do hospital do burgo!


Guto fica na Naval! Agora juizinho, sim?



«O técnico Guto Ferreira esclareceu, ontem, que a sua ausência no treino de anteontem (orientado pelo adjunto Fernando Mira) não se deveu a qualquer rescisão de contrato com a Naval, versão que pairou nos últimos dias na Figueira da Foz. Segundo garantiu, só não dirigiu o apronto de anteontem, porque esteve reunido com o presidente Aprígio Santos e com o director-geral Pedro Falcão, para estruturar a nova época, voltando, ontem, a orientar o treino» in Recorde on line.


As conversas de café e o diz-que-diz continuam a ser pródigas na Figueira da Foz.
Guto Ferreira vai ficar na Naval, pelo menos, tudo indica para que assim seja.

Conselho do Quac Quac:

Ao Guto:

Cuidado com as noitadas dos jogadores!
Cuidado com o que assume no balneário!
Assuma certas coisas só para si e para a sua equipe técnica!
A Figueira já merece uma Naval a disputar uma Super Liga!

Ao Sr. Aprígio:

Não despeça treinadores, antes, jogadores.
São eles quem “entrava” o bom desempenho da equipa, tem medo de perder o tacho que tem.
O Quac Quac percebe que seja mais fácil mandar embora o treinador do que encostar dois ou três jogadores à parede e puxar-lhes as orelhas, mas se quer “alimentar” para si e para os figueirenses o sonho da tão desejada subida de escalão é melhor começar a “encostar” alguns jogadores…
Vocês não gravam os jogos?? Não gravam treinos? É tempo de começar a apreciar essas belas cassetes e ver “quem é quem” nos treinos e, a seguir, nos jogos!
Talvez com estes conselhos de “amigo” o Sr. consiga aquilo que ambiciona para a Naval e para o bem da Figueira da Foz: A subida ao escalão máximo do futebol nacional.

Viva a Naval, Viva a Figueira…


Vai d´Arrincaaaaaa!!



«Vamos com a ambição necessária para trazermos uma vitória de Ovar - situação muito importante -, deixando depois a decisão para os dois jogos que disputamos em casa» - Orlando Simões, treinador do Ginásio Clube Figueirense, in Diário As Beiras, sobre o primeiro encontro dos play-off que opõe Ginásio e Ovarense, em Ovar.



Promessas Burguesas I



«Até ao final do ano a Câmara espera ter traçadas as linhas gerais de intervenção na Lagoa da Vela. A garantia é dada pelo vereador Ricardo Silva» in Diário As Beiras.

Nunca será demais o Quac Quac relembrar:

«A Lagoa da Vela, na Figueira da Foz, integra o sítio da Rede Natura 2000 designado Dunas de Mira.
Para este local estava previsto o empreendimento "Lagoa da Vela Golf", uma urbanização e campo de golf que iriam obliterar 100 ha do riquíssimo património natural de todos.
A LPN interveio, chamando então a atenção para a destruição irreversível dos habitats em consequência deste empreendimento e para o mau exemplo de desenvolvimento deste tipo de urbanizações costeiras.
O projecto foi chumbado no ano de 2000, mas sujeita a enormes pressões, a autarquia comprometeu-se a encontrar um terreno alternativo para a construção. Paulatinamente, retomam-se este e outros processos, depois de lhes terem sido reconhecidos impactes ambientais nocivos e irreparáveis, esperando talvez o esquecimento por parte da opinião pública» - A Direcção Nacional da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), em 31/Janeiro/2003

Será que a solução a encontrar pela autarquia vai ter em conta esta recomendação da LPN???
Os figueirenses esperam, atentamente, pelo desfecho deste processo...


«Os alertas lançados pela LPN em relação às ameaças que pairam sobre Áreas Protegidas como o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o Parque Natural Sintra-Cascais ou a Reserva Natural do Paul da Arzila, vêm-se confirmados.
Também nos sítios da Rede Natura 2000 se multiplicam casos de violação da legislação Europeia, como por exemplo na possível construção de um campo de golfe e urbanização na Lagoa da Vela (sítio de Dunas de Mira, Gandara e Gafanhas), na construção do dique no Baixo Vouga Lagunar (Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro), construção da Barragem de Odelouca (sítio de Arade/Odelouca)(...)» - A Direcção Nacional da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), em 04/Junho/2003.

quinta-feira, abril 22, 2004

"Shame on you!"



Na visita a Miranda do Corvo, Durão Barroso tinha à sua espera algumas dezenas de manifestantes do Sindicato dos Professores da Região Centro, especialmente professores contratados e desempregados.

Sindicalistas e professores entregaram ao primeiro ministro um documento onde contestam a “má política” na área da educação e onde referem a existência, no país, de mais de 30 mil educadores e professores desempregados. Números que expressam a realidade pura e dura de ser professor no país de Camões.

Contudo, para além da “preocupação” com o número de desempregados, houve uma frase que causou “perplexidade” no Quac Quac: “Os manifestantes nada tinham a ver com as pessoas de Miranda do Corvo” disse, de livre e espontânea vontade, Fátima Ramos, autarca local, eleita pelo PSD.

Que hipocrisia? Que vergonha, Sr.ª presidente…
Será que não existem professores, naturais de Miranda do Corvo, que estejam no desemprego ou em contratos precários?
Será que os seus concidadãos que adoptaram pela via de ensino estão todos empregados e sem preocupações quanto ao futuro?
Ou a Sr.ª presidente da Câmara quis apenas “parecer bem” só porque estava na presença do primeiro-ministro?
Shame on you!” se é que sabe o que isso quer dizer!

Vai e não volte! Adeus Guto



«Não há alterações na estrutura técnica da Naval(…) Guto não dirigiu o treino, porque esteve numa reunião comigo a tratarmos da planificação da próxima temporada. Hoje ou amanhã, provavelmente, irá deslocar-se ao estrangeiro em serviço do clube» – Pedro Falcão, dirigente da Naval, in Diário As Beiras, sobre a ausência do treinador Guto Ferreira, dos treinos da Naval.

«Guto Ferreira dirigiu hoje [ontem] o treino realizado em Quiaios». - João Ricardo, treinador Adjunto da Naval, in Diário As Beiras, sobre o assunto supra referido.

A prova:

«Curiosidade ainda maior, foi o facto do treino ter sido dirigido por Fernando Mira - até aqui a desempenhar a função de treinador dos guarda-redes - com João Ricardo, "adjunto" contratado com Guto Ferreira, a ser um mero espectador e sem qualquer interferência no trabalho realizado pela equipa»


Resta agora saber quanto tempo será preciso para se conhecer a verdade!
De uma coisa o Quac Quac tem a certeza! Guto Ferreira não cumpriu os objectivos a que se propôs, a subida de divisão, por isso já não está a fazer nada na Naval… Bye bye Guto, vá e não volte! Tá?!


Será daltonismo?


Alves (PS), Lopes (PSD), Cunha (PS), Elísio (PSD)
Amigos amigos, comemorações à parte!


Como anteriormente o Quac-Quac revelou, a Comissão Política Concelhia do PSD decidiu assinalar o 30º aniversário do “25 de Abril” no Parque de Merendas da freguesia de S. Pedro.
Até aqui nada de “novo” não fosse o facto do presidente de junta local – Carlos Simão – ter sido eleito pelo PS.

Agora é a vez do Partido Socialista (PS) seguir as pisadas “laranjas” e festejar a “Revolução [com ou sem “R”] dos Cravos” num restaurante da freguesia de Buarcos.
Só por acaso, o presidente da junta de Buarcos - Álvaro soares – foi eleito “com as cores” do PSD.

Por favor… Que palhaçada é esta?
Onde está a vossa sensatez e consciência?

Se são “amiguinhos” mais vale é juntarem-se todos no mesmo local e fazerem o que fazem no dia-a-dia, ou seja, almoçarem todos uns com os outros e darem “palmadinhas” nas costas uns dos outros!

Fico com a impressão que ambos os presidentes da concelhias [Vítor Cunha (PS) e José Elísio (PSD)] estão baralhados nas cores…
Serão daltónicos? Ou terão alguma jogada na manga?

Duelos Prováveis II.



«A nova administração da universidade [Internacional] está a ser levada pelas mentiras da associação, que inventou coisas disparatadas a nosso respeito» - João Gabriel, ex-presidente da Associação Académica da Internacional da Figueira e “porta-voz” da Imperial Neptuna Académica – Tuna da Cidade da Figueira da Foz , in Diário As Beiras, sobre a realização de um “novo” festival de tunas organizado pela Bruna – Tuna da Universidade Internacional da Figueira.

«Enquanto João Gabriel foi responsável pela Bruna, boicotou a tuna da sua própria universidade» - Paulo Santarém, presidente da Associação Académica da Internacional da Figueira e líder da Bruna, in Diário As Beiras, sobre o assunto supra referido.

quarta-feira, abril 21, 2004

… E vão duas!


Momento em que Rodrigues saí da grua
Foto exclusiva Quac_Quac

Depois de um caso que, recentemente, aconteceu lá para os lados de Coimbra, também na Figueira da Foz, os munícipes “aderiram ” à moda de protestar pendurando-se em gruas, afim de conseguirem receber a “guita” com que estão a arder!

Desta feita um empresário da construção civil, com cerca de 50 anos de idade, esteve suspenso a mais de 30 metros de altura, exigindo o pagamento de «10 mil euros» que, alegadamente, a “Construpenha” [que raio de nome] deve ao empresário.

A ameaça de se lançar da grua durou cerca de 4 horas.
No final, Rodrigues [não, não é aquela bela tasca de Buarcos] falou, em exclusivo, com o Quac-Quac.

Epá já não aguentava lá em cima e tive de vir cá abaixo beber uma taçita de tinto. Daquele de Almeirim” disse Rodrigues.

O empresário referiu ainda que “foi um erro de cálculo” aquilo que fez. “Pois, quando fui lá para cima esqueci-me de levar a marmita e o garrafão de tinto. Acredito que teria aguentado até perto das 8 da noite. Mais não, até porque, queria ir ver a conferência de imprensa do Madaíl” afirmou.

Quando ao futuro, Rodrigues foi peremptório. “Se não me pagarem tomarei medidas mais radicais e falarei com o Bin Laden que ele resolve isto em três tempos” ameaçou.

Também em declarações, exclusivas, ao Quac-Quac, o porta-voz do “gang” de Bin Laden já fez saber que apoia as acções radicais do “jovem” Rodrigues. “Esses infiéis tem que pagar o que devem. Não podem meter-se com o pequeno trabalhador que depois fica na miséria” sustentou Muhammad Osama.



Abril, águas mil…



«A Comissão Política Concelhia do PSD assinala o 30º aniversário do “25 de Abril” no Parque de Merendas da freguesia de S. Pedro» in Diário As Beiras

Esta junta é presidida por Carlos Simão, eleito pelo Partido Socialista (PS)… Será “teste” ou provocação?

Porque não fazem esse “mega” almoço no largo da Feira no Bom Sucesso?
Chatearam-se com o presidente da junta local, David Azenha (PSD)?
Foi por David Azenha ter feito frente a José Elísio nas últimas eleições para a concelhia “laranja”?

Mas, a concelhia do PSD tem outras soluções, uma vez que, sete das 18 freguesias do concelho são “lideradas” por autarcas eleitos pelo PSD…

Será “teste” ou provocação?

Quem fala assim não é gago III



«Este Governo não tem limites na gula da exploração dos contratados» - João Louceiro, Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC), in Diário As Beiras, sobre a situação dos docentes com contratos.

Quem fala assim não é gago II



«Evolução é ter emprego e não o Governo a fazer a concentração da riqueza» - Fátima de Carvalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis do Centro.

Manuel Fernandes Tomás: Este sim… um ilustre figueirense



A figura mais importante do primeiro período liberal

Nasceu na Figueira da Foz, em 31 de Julho de 1771, e faleceu em Lisboa em 19 de Novembro de 1822.
De família burguesa, bacharelou-se em Direito em 1791, tendo ingressado na magistratura em 1801, sendo o seu primeiro cargo o de Juiz de Fora de Arganil.

Em 1805 é Superintendente das Alfândegas e dos Tabacos das comarcas de Aveiro. Coimbra e Leiria, o que é actualmente considerado a Beira Litoral, e durante as invasões francesas deu uma valiosa colaboração ao exército aliado, no serviço de abastecimentos, enquanto Deputado-Comissário do Exército português, cargo que acumulou com o provedor da comarca de Coimbra.

Em 1811 foi nomeado desembargador da Relação do Porto, posto que ocupará somente em 1817. Criador em 1818 do Sinédrio, com Ferreira Borges, Silva Carvalho e Ferreira Viana, é o motor do movimento de 24 de Agosto de 1820.

Figura primacial do liberalismo vintista, fez parte da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino, criada no Porto, que administrou o Reino. após a revolução liberal, sendo encarregue dos negócios do Reino e da Fazenda.

Eleito deputado às Cortes Constituintes, pela Beira, elaborou as bases da Constituição que D. João VI jurou em 1821.

Publicou o Repertorio Geral, ou Indice Alphabetico das Leis Extravagantes do Reino de Portugal, impresso pela Universidade de Coimbra, entre 1815 e 1819.


texto in O Portal da História

Anedota do ano



A Figueira da Foz [não] é só no Verão” – Nuno Encarnação, administrador delegado da Figueira Grande Turismo – EM, in Diário As Beiras, referindo–se aos eventos realizados neste mês de Abril [Portugal Fashion, Festival de Peixes].

«Perfeitamente à vontade»



«Aquilo que está acontecer é bom para a Naval e para todos os clubes que estão no futebol com seriedade. É por isso que eu continuo. Adoro o futebol, embora haja coisas que me desgostem» - Aprígio Santos, presidente da Naval 1º de Maio, in Diário As Beiras, sobre a operação "Apito Dourado" encetada pela PJ.

Resta saber quais são as coisas que desgostam ao presidente navalista. Serão os últimos resultados, as últimas exibições dos seus jogadores ou algum negócio mal feito?
Deixe a sua opinião em quac_quac@portugalmail.pt - publicaremos as melhores opiniões!

terça-feira, abril 20, 2004

O menino “Birrinhas” - Prémio "Dá-me o chupa ou choro!"



«Os militantes votaram uma lista única devido a um acordo obtido à última hora, que ditou a saída de João Pedrosa Russo e a entrada de Ricardo Silva, evitando que o segundo militante [Ricardo Silva, presume-se] avançasse com outra lista» - in Diário As Beiras, sobre a eleição de delegados da concelhia do PSD ao próximo congresso nacional do partido.

Como já vem sendo hábito, Ricardo Silva ou «diz merda ou entra mosca» e desta vez fez «pressão» para que o seu nome constasse nos delegados ao congresso nacional do PSD. Mas ainda há quem ature esse menino “birrinhas” no PSD? Pôxa…

Prémio "Dá-me o chupa ou choro!", hoje, com o apoio "Chupa Chups" - Trava as birras até dos meninos mais "chorões".


Cassetes vídeo com cenas de gajas



«A Polícia Judiciária (PJ) esteve durante a manhã de terça- feira nas instalações da Naval 1º Maio, clube da Liga de Honra de futebol, onde terá recolhido duas cassetes vídeo do clube figueirense». – in RTP.pt, sobre as investigações da PJ no âmbito da operação denominada “Apito Dourado”.


Entretanto fonte do clube da Figueira da Foz já disse ao Quac-Quac que a situação “não preocupa” a Naval. «As cassetes não tem nada a ver com futebol, não senhor! E não estamos preocupados com nada» disse.

A mesma fonte revelou que «As cassetes que a PJ levou eram apenas umas imagens das gajas da Penthouse II, aquela à entrada da cidade». «Os nossos jogadores observam as imagens e depois quando lá chegam “escolhem” mais facilmente as gajas que querem ver no strip. Isso poupa-lhes imenso tempo e assim conseguem fugir aos paparazzi» sustentou a fonte do clube da Figueira da Foz.

Adeptos descontentes!



Depois dos lenços brancos que "brindaram" Guto Ferreira no final da partida entre Naval e Ovarense, são, agora, os "supporters" navalistas que demonstram a sua "resignação" face aos últimos resultados da equipa:

«Se alguma réstia de esperança ainda existia em nós, então agora resta-nos a resignação. E pior... Dá que pensar se as horas que perdemos pelo clube são reconhecidas por aqueles que deviam ser mais esforçados em campo e mais profissionais fora dele!!!» Colectivo Maravilhas, claque da Naval 1º de Maio, no site oficial dos «supporters» navalistas.

Já ouvi esta história antes!



«No entanto, a substituição do vogal executivo Victor Morais por Pedro Roldão [no Conselho de Administração do Hospital da Figueira] deverá concretizar–se durante esta semana, aguardando, apenas, pela recepção do respectivo despacho da tutela» - in Diário AS Beiras


Já lhe disse! Retire a viatura imediatamente!



«"Só devido a um grande esforço de coordenação é que as esquadras não são encerradas durante as acções de formação" para o "Euro 2004"» - Comissário Nuno Dinis, in Diário As Beiras, sobre a preparação que a PSP está a receber, na Figueira da Foz, para uma maior segurança durante o referido campeonato de futebol.

segunda-feira, abril 19, 2004

1+2=3



«(...)Verifica-se que conforme as nossas preocupações, nos últimos 6 anos o endividamento da Câmara tem vindo a crescer exponencialmente, 503,74%, tendo o conjunto da dívida da Câmara Municipal e das empresas municipais, Figueira GrandeTurismo e FigueiraDomus, atingido já um valor total de 63.158.971,83 euros(...)» - Veradores do PS, na declaração de voto do Exercício de 2003 da Câmara Municipal, considerando «que, independentemente dos resultados negativos, as contas traduzem o estado real da situação patrimonial e de exploração do município».

Endividamento 2003

Passivo Curto Prazo .............. 11.645.981,21
Passivo m/l prazo.................. 29.420.557,77
Total da Câmara.........…..... 41.066.538,98

Figueira Domus.................... 16.000.676,95
FigueiraGrandeTurismo......... 06.091.755,90

Total Geral …………........... 63.158.971,83

Nota - Vítor Cunha, líder da concelhia do PS, continua em silêncio. Porquê?

Como terminam os lanches na Serra da Boa Viagem!

“El Píbe” passou pela Figueira



«Diego Armando Maradona foi internado, na tarde de Domingo, na clínica suíço-argentina de Buenos Aires. De acordo com a imprensa local sofreu uma crise de hipertensão devido a uma "miocardiopatia dilatada" e encontra-se na unidade de cuidados intensivos» - in SIC Online

Os principais fornecedores de droga na Figueira já reagiram à notícia que aponta para uma, eventual, overdose de Diego Maradona:

«Olha chavalo… garanto-te que a coca que a gente aqui passa é de boa qualidade!» Pipas, traficante na Quinta do Paço

«Eu disse ao gajo para não se meter mais nas cenas… O puto não acreditou que a cena era marada e foi abaixo» Pedrito, “dealer” na Gala, S.Pedro

«Ahhhh? Repete lá , meu? Queres droga? Não?? Então põe-te a mexer daqui! Não digo nada sobre os meus clientes!» Joãozito, “correio” no largo da Má Língua, Buarcos.