<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6722033\x26blogName\x3dLargo+da+M%C3%A1+L%C3%ADngua\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://quac-quac.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://quac-quac.blogspot.com/\x26vt\x3d6446989250896530525', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Luneta pintada por Veloso Salgado na Sala das Sessões
Largo da Má Língua - Assim vai o Burgo! A Figueira da Foz e Arredores...

terça-feira, abril 27, 2004

O Calvário está perto!



«O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Duarte Silva (PSD), levou quase sete meses a responder às perguntas que lhe foram dirigidas pelo PÚBLICO em Setembro do ano passado, sobre as relações entre a sua autarquia e a Câmara de Oeiras no domínio da cartografia.
Antes da formalização dessas perguntas e do pedido de documentos, efectuada em 25 de Setembro, o PÚBLICO já vinha, todavia, a tentar telefonicamente, desde Julho, obter esclarecimentos sobre o assunto junto do gabinete do autarca.
As respostas de Duarte Silva ao longo destes meses resumiram-se contudo ao silêncio e ao embaraço das secretárias e assessores que receberam mais de meia centena de telefonemas e numerosos "mails" a insistir no requerimento feito ao abrigo da Lei de Acesso aos Documentos Administrativos, da Lei de Imprensa e do Estatuto do Jornalista.
Pelo meio, o PÚBLICO teve de recorrer à Alta Autoridade para a Comunicação Social, que considerou, em Fevereiro passado, estar a Câmara da Figueira a violar "os preceitos legais que protegem o acesso dos jornalistas às fontes públicas de informação" e recomendou a Duarte Silva "o escrupuloso cumprimento da lei
"» - in PÚBLICO, sobre a demora da Câmara Municipal da Figueira em responder sobre as relações entre a autarquia figueirense e a Câmara de Oeiras no domínio da cartografia.


Pois é! A Câmara do Burgo está, de novo, envolvida em polémica, mas mais uma vez, infelizmente, levantada por órgãos de Comunicação Social nacionais.
Vejo, mais uma vez, que os órgãos de Comunicação Social locais estão “mudos” e “quedos” não vá fugir a publicidade institucional…
Cadê a imparcialidade do Diário As Beiras, do Diário de Coimbra, d´O Figueirense, da Maiorca FM, da Rádio Clube Foz do Mondego, e de outras tantas publicações da Figueira?

Pois, isto não interessa nada! “É melhor não tocarmos no assunto”…
Interessa mais escrever e divulgarem as coisas “bonitas” que vão acontecendo no Burgo que servem para tapar os olhos do eleitorado!
É mais fácil e não dá tanta chatice…

Contudo, não deixa de ser curioso o tempo que levou a Câmara do Burgo a responder às questões lançadas pelo Público… Sete “longos” meses…
Aqui nem o “Dr. Adesivo” - vulgo chefe de gabinete - safou a tenda, isto claro, tanto quanto me apercebo pela notícia do jornal:
«As respostas de Duarte Silva ao longo destes meses resumiram-se contudo ao silêncio e ao embaraço das secretárias e assessores que receberam mais de meia centena de telefonemas e numerosos "mails" a insistir no requerimento feito ao abrigo da Lei de Acesso aos Documentos Administrativos, da Lei de Imprensa e do Estatuto do Jornalista».

Está visto que o Sr. chefe de gabinete, nem as suas assessoras, sabem a Lei de Imprensa. Que pena...
Mas há quem a saiba e muito bem...

Então, e agora Sr. Engenheiro?
Não vai convocar, à pressa, uma daquelas conferências de imprensa que mais parecem comícios políticos?
Ou o chefe de gabinete vai demorar mais sete meses a elaborar-lhe um discurso “bonito” para ser aplaudido pelos seus “comparsas”?
Vai realmente ser-lhe difícil explicar mais esta “embrulhada” em que a Câmara do Burgo está metida…