<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6722033\x26blogName\x3dLargo+da+M%C3%A1+L%C3%ADngua\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://quac-quac.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://quac-quac.blogspot.com/\x26vt\x3d6446989250896530525', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Luneta pintada por Veloso Salgado na Sala das Sessões
Largo da Má Língua - Assim vai o Burgo! A Figueira da Foz e Arredores...

quinta-feira, julho 22, 2004

Violência no futebol



A violência voltou a marcar mais um encontro do glorioso SL Benfica, no estágio na Suiça. Desta vez foi frente ao Marselha, equipa que o Benfica bateu por 2-0.

Não é de espantar que a violência impere cada vez mais no mundo do futebol, já de si um jogo com raízes na violentas. O mau exemplo que alguns jogadores e dirigentes dão, também, aso os adeptos cada vez mais violentos.

Mas recuso-me a aceitar a teoria da violência gratuita. Todos sabemos o racismo e a xenofobia está latente na Europa. No entanto, esse racismo está cada vez mais “à flor da pele”.

Se analisarmos o que se tem passado em França (com as comunidades islâmicas), na Alemanha (com os neo-nazis) e na Irlanda (entre católicos e protestantes) chegamos rapidamente à conclusão que os acontecimentos que marcaram os estágio benfiquista na Suíça não passam de actos racistas e xenófobos.

É a minha opinião... Mas todos nós sabemos o sentimento que se gera em países “invadidos” por outras comunidades que, a usufruir de salários mais baixos e com menos regalias sociais (para não dizer nenhumas), lhes “roubam” alguns postos de emprego.

A minha opinião vale o que vale, mas não deixo de constar que as lamentáveis cenas nos campos de futebol suíços aconteceram entre a comunidade portuguesa local e cidadãos suíços... Pode ser coincidência, o que eu não acredito.

4 Comments:

Blogger robina said...

Por acaso não concordo.
Se repares bem a maior parte da violência acontece nos estádios do próprio país das equipas. Não é xenofobia, é
estupidez mesmo.
Quanto ao caso que relatas, por acaso um dos seguranças até era português.
E, creio que foi mesmo o execesso de zelo que degenerou naquela cena lamentável.

22 julho, 2004 14:46  
Blogger Paulo Dâmaso said...

E as cenas de ontem frente ao Marselha?
Foram adeptos benfiquistas e residentes na comunidade portuguesa local com adeptos/ cidadãos suíços...
Patinho

22 julho, 2004 15:46  
Blogger robina said...

O que eu vi ontem começou no campo, como de resto acontece muitas vezes.
E também lá estavam adeptos franceses...
O que eu quero dizer é que acho que essa violência é mais um desvio de personalidade do que xenofobia.

É a minha opinião, Sr. PM ;-)

22 julho, 2004 16:39  
Blogger Paulo Dâmaso said...

Sr.a Ministra... Eu, como bom democrata que sou, obviamente aceito a opinião. :)))))

Patinho, the PM

22 julho, 2004 16:56  

Enviar um comentário

<< Home