<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6722033\x26blogName\x3dLargo+da+M%C3%A1+L%C3%ADngua\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://quac-quac.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://quac-quac.blogspot.com/\x26vt\x3d6446989250896530525', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Luneta pintada por Veloso Salgado na Sala das Sessões
Largo da Má Língua - Assim vai o Burgo! A Figueira da Foz e Arredores...

quarta-feira, julho 21, 2004

O PDM cá do Burgo

Tem sido alvo de queixas constantes quer por autarcas das freguesias, quer por munícipes deste concelho “à beira mar plantado” chamado Figueira da Foz (Eu chamo carinhosamente Burgo). O PDM cá da terra tem sido contestado por todos mas segundo uma notícia vinculada no JN o «Plano Director Municipal não ficará pronto até ao fim do mandato».
«Bem, nada de novo... Já estamos habituados, o PDM nunca deu votos a ninguém», pensei.

No entanto, uma das razões apontadas para que o documento não seja revisto deixou-me a pensar com os meus botões. «O maior obstáculo ao novo PDM é "não se saber o verdadeiro traçado da IC1" já que existem três hipóteses para a zona sul do concelho» refere o jornal.

Há uma coisa que não compreendo. Na edição online do Jornal de Negócios pode ler-se que «depois do despacho conjunto favorável do Governo, falta apenas acertar os pormenores do fecho financeiro da operação entre o concessionário, as instituições financeiros e o Estado português, sendo de prever que as obras arranquem em Setembro próximo, mais de seis anos de ter sido aberto concurso público para esta concessão rodoviária».

Ora, se as obras vão arrancar em Setembro próximo, os traçados não estarão já definidos? Ou tenho que acreditar que só os troços a Norte e a Sul do concelho da Figueira é que foram traçados?

Mas como diz o povo “Enquanto o pau vai e vem...” o PDM continua por rever e muitos munícipes levam as mãos à cabeça pelos prejuízos causados com o actual PDM da Figueira.

Patinho Feio


Notas soltas:

1-O pedido de revisão do plano surgiu em Abril de 1998, ainda no mandato de Pedro Santana Lopes.
2- O decreto-lei 380/99 que rege o documento seria complementado com portarias que "ainda não saíram".
3- Falta uma nova carta de Reserva Agrícola Nacional (RAN)
4- Há a exigência de uma nova cartografia (digital) licenciada e a adequação da anterior cartografia com a actual.
5- O traçado do IC1 (A17) que atravessa o concelho ainda não está definido.
6- O actual PDM entrou em vigor em 1994 pelo que o prazo legal de duração (dez anos) está achegar ao fim.
7- A A17 tem uma extensão de 92 quilómetros, com portagem, e deverá estar
operacional em 2007. A auto-estrada liga a Marinha Grande a Mira e surge
como um prolongamento da A8, auto-estrada concessionada à AEA.