<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6722033\x26blogName\x3dLargo+da+M%C3%A1+L%C3%ADngua\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://quac-quac.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://quac-quac.blogspot.com/\x26vt\x3d6446989250896530525', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Luneta pintada por Veloso Salgado na Sala das Sessões
Largo da Má Língua - Assim vai o Burgo! A Figueira da Foz e Arredores...

quarta-feira, julho 28, 2004

O FILME


Imagem gentilmente sacada no Panquecas

CONTINUA infelizmente a ser o filme mais visto todos os verões. O abandono de animais torna-se na decisão “mais fácil e eficaz” quando se pretende ir para férias.
Mas, por causa do maltrato a animais, criou-se, a 27 de Janeiro de 1978 a «Declaração Universal dos Direitos dos Animais». Serve para defender os seus direitos, que mesmo assim muitas vezes são esquecidos. No Artigo 6 dessa declaração pode ler-se na alínea B que : “O abandono de um animal é um acto cruel e degradante”.

Agora, pergunto. São os donos dos animais punidos caso não cumpra este artigo? Em Portugal, a resposta é obvia: NÃO. E PORQUÊ? Porque o novo sistema de identificação de, por exemplo, cães ainda não é obrigatório (a não ser nas raças perigosas.

É urgente que o Estado obrigue os proprietários de animais de estimação como cães e gatos a terem a identificação do animal num chip, como acontece noutros países da Europa. Só assim se conseguirá evitar o abandono de animais. A responsabilização dos donos é a única solução para minimizar, ou mesmo, ultrapassar este problema.

Ainda no campo dos direitos dos animais, eu sou contra as touradas.
E não me venham com as tretas de que é tradição. Também era tradição atirarem os homens aos leões em Roma e isso, hoje, já não acontece!
Na declaração Universal dos Direitos dos Animais” lê-se no Artigo 10: “Nenhum animal deve ser usado para divertimento do Homem. A exibição dos animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal”. O Artigo 11 reforça a ideia: “O acto que leva à morte de um animal sem necessidade é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida”.

Vamos parar com estes crimes?

E com estes crimes?

E com esta autêntica barbaridade?

Patinho Feio

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Digam não ao abandono e ao maltrato de animais.
É uma "prática" cada vez mais comun no nosso país e que é urgente alterar. Álvaro

28 julho, 2004 10:43  
Anonymous Anónimo said...

Tenho três cães e duas gatinhas e nunca na vida os iria abandonar só porque ia de férias. É uma crueldade o que as pessoas conseguem fazer. Então no que toca às touradas, valha-nos deus, que "espectáculo" bárbaro.

Joana Lopes

28 julho, 2004 12:43  
Anonymous Anónimo said...

A irresponsabilidade perante os animais é uma extensão de muitas outras coisas. Muita gente acha que é "fino" ter um bicho de estimação mas a verdade é que muito bonito mas sai caro e dá trabalho. Parece-me que tudo devia começar com um controlo eficaz das lojas de animais e o negócio vergonhoso da criação de animais de "raça". Eu sempre tive rafeiros. Adoro-os. Abandonar um animal é uma cobardia inominável. Toda a crueldade contra os animais mostra a barbaridade dos humanos.

28 julho, 2004 12:52  
Anonymous Anónimo said...

Não consegui ver as imagens até ao fim, estou arrepiada. Sou capaz de não ir de férias para ficar com os meu "meninos" de 4 patas. As pessoas deviam ser chamadas à responsabilidade por abandonarem os animais, mas muitas delas até os filhos e os velhos abandonam, essa "gente" é capaz de tudo. Em nome da tradição devíamos atira-los aos leões. A «Declaração Universal dos Direitos dos Animais» é mais uma para não ser cumprida. Maria Papoila

28 julho, 2004 15:32  

Enviar um comentário

<< Home