<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6722033\x26blogName\x3dLargo+da+M%C3%A1+L%C3%ADngua\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://quac-quac.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://quac-quac.blogspot.com/\x26vt\x3d6446989250896530525', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Luneta pintada por Veloso Salgado na Sala das Sessões
Largo da Má Língua - Assim vai o Burgo! A Figueira da Foz e Arredores...

sexta-feira, julho 23, 2004

Mobilidade para todos, assim esperamos!

A Figueira da Foz é uma cidade que sofre com falta de mobilidade para cidadãos portadores de deficiências motoras (e não só). Nos edifícios e instituições públicas a situação é de bradar aos céus...

Este post surge na sequência do auxílio que tive que prestar a uma cidadã com deficiência profunda que, em cadeira de rodas, tentava entrar numa instituição bancária. A pobre senhora estava “aflita” pois, apesar da tecnologia de ponta da cadeira em que deslocava, o seu esforço foi inglório.

As pessoas expectantes quase faziam apostas para ver quando conseguiria a senhora entrar. Resolvi por cobro àquela pouca vergonha. Abordei a senhora e pedi-lhe licença para a ajudar. Com a minha ajuda lá conseguiu entrar na instituição bancária.

Mas este não será certamente um caso isolado cá pelo Burgo. São várias as instituições públicas da Figueira que não tem acessos, nem WC, para deficientes motores e outros.

Deixo alguns (maus) exemplos de instituições que apresentam falhas:
1- Os tribunais (de trabalho e civil)
2- As Repartições de finanças (Figueira e Buarcos)
3- O Registo civil
4- O posto dos Correios junto ao Jardim Municipal
5- As instalações da PT também junto ao Jardim
6- Companhias de Seguros (algumas em primeiros andares)

Mas, nem tudo é mau. A Câmara Municipal tem dado um bom exemplo de mudança (também mal seria). Câmara Municipal, Centro de Artes e Espectáculos, Cinemas LusoMundo (Jumbo) e Museu Municipal são das poucas “casas” que invertem o cenário negro para quem é deficiente e reside ou se desloca à Figueira da Foz.

Este post serve também para elogiar a postura da autarquia local (não pode ser só dizer mal, não é?). E o elogio é merecido, pela assinatura de um contrato- programa entre a Câmara Municipal cá do Burgo e a Associação Portuguesa de Planeadores do Território (APPLA), ontem ao fim da tarde, com o objectivo da adesão da Figueira à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos.

Fico contente com a adesão do município a esta iniciativa. Agora, a Câmara tem três anos para eliminar as barreiras arquitectónicas “em toda a área envolvente às escolas e no Bairro Novo”.
Espero que a Câmara saiba responder ao desejo dos cidadãos portadores de deficiência da Figueira da Foz...

Patinho Feio


3 Comments:

Blogger Unknown said...

Patinho Feio em plena actividade:)

23 julho, 2004 09:00  
Blogger robina said...

Por este andar ainda chegas à Câmara da Figueira :-)

23 julho, 2004 10:01  
Anonymous Anónimo said...

Patinho a presidente! yupiiiii.

23 julho, 2004 12:30  

Enviar um comentário

<< Home