<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6722033\x26blogName\x3dLargo+da+M%C3%A1+L%C3%ADngua\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://quac-quac.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://quac-quac.blogspot.com/\x26vt\x3d6446989250896530525', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Luneta pintada por Veloso Salgado na Sala das Sessões
Largo da Má Língua - Assim vai o Burgo! A Figueira da Foz e Arredores...

domingo, abril 03, 2005

Facturas de água em tribunal.

foto de Alfredo CunhaO aumento do preço da água e do saneamento no municipio poderá sentar no banco dos réus a Câmara Municipal da Figueira da Foz. Um grupo de cidadãos pondera avançar com uma queixa-crime em tribunal contra a edilidade por causa do aumento exorbitante das facturas de água no Burgo.

Um dos factores que mais pesam na factura de cobrança de água é o aluguer dos contadores. Uma taxa que segundo a visão do jurista Mário Frota, da Associação dos Consumidores de Portugal (ACOP), "é ilegal". "Há consumos mínimos encapotados, designadamente, quando se impõe uma tarifa de disponibilidade, ilegal, já que a lei proíbe a imposição e a cobrança de consumos mínimos" disse.

A população do concelho viu a factura da água e saneamento sofrer um acréscimo entre "quatro a seis vezes" do que o inicialmente previsto pela Câmara que, em Outubro, apontava um aumento na ordem dos 7%. O acréscimo na factura da água ronda entre "26% e 44%", de 2004 para o ano corrente, o que faz com que sejamos o segundo municipio do país com a água mais cara.

Ainda por cima, somos obrigados a pagar uma taxa que a própria lei proíbe a sua imposição?! Quem nos anda a roubar? Se essa taxa é ilegal, há possibilidade dos consumidores serem ressarcidos do montante que lhes foi, indevidamente, cobrado?
A quem se devem dirigir os municipes para saberem dos seus direitos sobre esta questão? EU SOU MUNICíPE DESTE CONCELHO E EXIJO SABER...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O problema é geral. Privatizaram as empresas com os bens públicos e agora elas roubam-nos quanto querem. Cobram taxas e mais taxas mesmo em zonas onde os serviços não são feitos. Cobram comparticipações elevadíssimas para instalar equipamentos. Cobram taxas de ligação. E, no final, cobram a água ao preço que querem. Vejam lá quem são os que se andam a encher com isto e já se percebe alguma coisa do que se passa na Figueira.
Já agora, é preciso levantar o povo da Figueira e deste país contra o novo imposto sobre imóveis que veio substituir a Contribuição Autárquica. O IMI é um roubo aos proprietários e vai trazer a desgraça a muita gente. Por outro lado, quem quer investir em habitação de qualidade com este imposto?... o feitiço vai virar-se contra o feiticeiro, mas até lá é o povo que sofre.

04 abril, 2005 00:00  
Anonymous Anónimo said...

Plenamente de acordo com o post e absolutamente contra mais um roubo autorizado, institucionalizado ou que lhe quiserem chamar.

P.S.: Exijo e não "EXIGO"

04 abril, 2005 12:10  
Blogger Cuze said...

como é óbvio este é um assunto desagradável, e qq acção por parte da câmara que seja ilegal, deve ser denunciada e punida, como qq outro cidadão! mas já que se fala de água, e eu que ando nesse ramos há pelo menos 3 anos (tou a tirar engenharia dos recursos hídricos em évora) gostaria de expressar aqui a minha opinião em relação ao preço da água, que tem sido sempre um cavalo de batalha de quem está dentro desta problemática da gestão, e escassez de água. a água é sem duvida um bem sub valorizado, tem-se quase de borla e por isso ng a poupa... é por isso imperativo aumentar o seu valor, e a tendencia é para o aumento à medida que nós (seres humanos) a tornamos num bem escasso. já a questão da privatização, tem dos seus defensores e os seus detractores, este ultimo no qual me encontro. tem havido alguma discussão acerca destaquestão... mas resumindo um pouco a minha ideia, é minha convicção que a água tem de ser um bem público e acessivel a todos sendo no entanto regrado e bem gerido esse acesso. o dominio publico é perfeitamente capaz de o fazer. e já agr... sabem que 50% da água potável deste país vai para ao cano de esgoto e que 90 e tal por cento dos planos de bacia hidrográfica estão mal concebidos prejudicando um eficiente uso da água?! hasta, fica bem!

04 abril, 2005 13:44  
Anonymous Anónimo said...

After getting more than 10000 visitors/day to my website I thought your quac-quac.blogspot.com website also need unstoppable flow of traffic...

Use this BRAND NEW software and get all the traffic for your website you will ever need ...

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

In testing phase it generated 867,981 visitors and $540,340.

Then another $86,299.13 in 90 days to be exact. That's $958.88 a
day!!

And all it took was 10 minutes to set up and run.

But how does it work??

You just configure the system, click the mouse button a few
times, activate the software, copy and paste a few links and
you're done!!

Click the link BELOW as you're about to witness a software that
could be a MAJOR turning point to your success.

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

03 fevereiro, 2013 17:01  

Enviar um comentário

<< Home