<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6722033\x26blogName\x3dLargo+da+M%C3%A1+L%C3%ADngua\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://quac-quac.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://quac-quac.blogspot.com/\x26vt\x3d6446989250896530525', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Luneta pintada por Veloso Salgado na Sala das Sessões
Largo da Má Língua - Assim vai o Burgo! A Figueira da Foz e Arredores...

sábado, julho 31, 2004

MANIFESTO ANTI-BUSH


Este é o filme que promete aquecer os nossos verões. Fahrenheit 9/11. É uma proposta Quac Quac para o vosso fim-de-semana. SE ISTO NÃO É UM MANIFESTO ANTI-BUSH, ENTÃO O QUE O SERÁ? [Também, quem é que gosta do Bush? Eu não concerteza!].

Patinho Feio

QUE VERGONHA...


Tinha prometido a mim mesmo que, hoje, não escreveria nada no Quac Quac. Mas, sou obrigado a fazê-lo para protestar com uma situação que me deixou chocado. Sinto-me mesmo envergonhado...

Hoje, 31 de Julho de 2004, assinala-se a passagem do 233º aniversário do nascimento de Manuel Fernandes Thomaz, que pode conhecer AQUI (atenção que neste site a data de nascimento está errada).

Hoje, finalmente, acabo de tirar as minhas conclusões sobre determinadas pessoas da Câmara Municipal do Burgo, especialmente ligadas ao pelouro da Cultura. Da sua falta de sensibilidade, da sua despreocupação, da sua ingratidão.

Gasta-se dinheiro em lançamentos de primeiras pedras, em inagurações sem jeito nenhum, em cerimónias de cá-cá-rá-cá-cá e, neste dia, nem uma cerimónia evocativa sobre o nascimento de Manuel Fernandes Thomaz?
Nem uma coroa de flores no “seu” monumento da Praça 8 de Maio?
Mas que pouca vergonha é esta?
É assim que as entidades da Figueira da Foz tratam os seus “filhos queridos”?
É esta a forma de tratar uma pessoa que tanto dignificou a Figueira e Portugal?

Valha-nos Deus...

Manuel Fernandes Thomaz foi um dos heróis dos acontecimentos políticos de 1820.
Manuel Fernandes Thomaz foi o “patriarca” da Liberdade.
Manuel Fernandes Thomaz merecia mais respeito de quem comanda os destinos desta cidade...

Patinho Feio

sexta-feira, julho 30, 2004

PARECE UM ROUXINOL!


Scorpions, em 1755, depois do terramoto de Lisboa

O grupo alemão Scorpions é a grande atracção deste ano da Expo Facic - Feira Agrícola, Comercial e Industrial, que decorre até domingo no concelho de Cantanhede. Por acaso (só mesmo por acaso) já vi os germânicos a actuarem no Porto, numa das edições do malogrado festival “Imperial ao Vivo”.
Ainda não sei se vou a Cantanhede para ver a banda mas, entretanto pedi ao meu “primo” Bird (cantor de renome internacional) para interpretar para os visitantes do Quac Quac um tema dos “escorpiões”.
AQUI fica o resultado. Liguem as colunas e divirtam-se.

Patinho Feio

JÁ REPAROU?


QUEM QUER UM POEMA?


A blogosfera é, cada vez mais, um meio utilizado para uma rápida comunicação e transmissão de ideias e ideais. Manuel Alegre, candidato a Secretário Geral do Partido Socialista , sabe-o e já disponibilizou aqui o seu sítio na net.

OS MARRETAS


Três velhos "marretas" conversam entre si, num banco de jardim, junto à Praça 8 de Maio, àcerca de Pereira da Costa (advogado figueirense e ex-vereador de Santana Lopes na Câmara Municipal da Figueira da Foz) e, como todos já sabem, o secretário de Estado-adjunto e dos Antigos Combatentes, incluído na orgânica do Ministério da Defesa e dos Assuntos do Mar.

A sua nomeação para o Governo não deixou ninguém indiferente. Seja por perplexidade, por espanto ou por regozijo.

“Boa tarde, Sr. Dr.” cumprimenta o velho “António” (nome fictício).

Pereira da Costa compenetrado no telefonema que estava a receber – informações secretas sobre Paulo Portas – nem ouviu o acto delicado do idoso.

-“Olhe, não é o senhor secretário de Estado?” questiona o velho “Alberto” (nome fictício).
-“Não. É aquele advogado que bem pode agradecer ao pai o nome que tem” dispara "António"

-“Como é que isto é possível. Parece eu que estou a ver a brincar em pequenino" afirma "Alberto".

“´São as amizades. «Colou-se» ao Santana e agora é ministro. E aquele outro, o Miguel Aleida, vai pelo mesmo caminho" atira "José", outro pensionista que passa as tardes no jardim à espera do fim.

“Ai a porra. Ainda agora perguntei se era secretário de Estado, disseram que era advogado. Então, agora já é ministro?” contesta Alberto.

"É assim. É da vida! O que hoje é azul amanhã é verde. Já diz a sabedoria popular que «em terra de cego quem tem olho é rei»" frisa "António".

Os três “marretas” continuam a sua discussão por mais alguns minutos até que, a troco de um tinto no Manuel da Parreira (tasca), decidem dar tréguas entre si. “Eles é que o ganham. Vamos mas é ao tintinho do Manuel” desabafa, inconformado, Alberto.

Patinho Feio

quinta-feira, julho 29, 2004

O MANÍACO DA SEGURANÇA



A notícia, em letras gordas, vem no “Expresso” do passado Sábado, mas falha em surpreender: Santana Lopes vai ter 16 seguranças, o dobro do anterior primeiro-ministro Durão Barroso.

E acrescenta o “Expresso”, dando voz a essa (in)suspeita fonte que dá pelo nome de Miguel Almeida, o novo chefe de gabinete do novo PM: “esta decisão não é do primeiro-ministro nem decorre de nenhum pedido seu, mas sim de uma avaliação dos responsáveis da segurança”, que definem o modelo a seguir “consoante o grau de ameaça e as informações que têm em seu poder”.

Ou seja: o aumento do número de seguranças deve-se a uma qualquer avaliação feita não se sabe bem por quem, mas certamente a mando de alguém, que agiu baseado em informações que não se sabe (de todo) quem produziu.

Certamente será a mesma pessoa que, depois das trapalhadas e das notícias vindas a público sobre a segurança contratada pela Câmara de Lisboa, aconselhou a requisição (ou coisa que o valha) de protecção à PSP da capital não fosse o diabo tecê-las, já que, pelos vistos, existiam ameaças à integridade física de Santana Lopes!

Ora pergunto eu… alguém se lembra como era na Figueira da Foz, quando Santana Lopes não saía de casa sem se fazer acompanhar do incansável Quaresma, motorista da autarquia, convertido em guarda-costas?

Alguém se lembra que em qualquer inauguração ou festarola existia sempre uma mão-cheia de seguranças privados, de fato escuro e rádio transmissor, a zelar pelo bem-estar do senhor presidente?

Alguém se lembra do Congresso do PSD em Viseu por onde Santana Lopes circulou devidamente acompanhado pelos seguranças idos da Figueira, não fossem os seus companheiros de partido atentar contra a sua preciosa vida?

Dizia um médico, amigo meu, há dias, que a notícia do “Expresso” não o surpreendeu: “Pois se o homem é um conhecido hipocondríaco, sempre de medicamentos atrás, não espanta que tenha a mania da segurança”.

Claro que quem lhe pagou, quem lhe paga a mania, são sempre os mesmos: nós, os patos!

Pato Donald

O FURA VAI DE FÉRIAS!


CAMBADA VOU DE FÉRIAS E MEREÇO-AS !
Depois de toda aquela trabalheira que tive no Euro 2004, nem sequer tive tempo de descansar. Começaram as apresentações das equipas e valha-me Deus, foram presidentes, empresários, jogadores, etc... etc... etc... toda a cambada recorria ao meu escritório de consultoria. Palavra de honra, que eu ás tantas, já duvidava de mim próprio, já não sabia se eu era o Fura Redes ou o Alexandrino.

Mas tudo passou. Os benfiquistas que me perdoem, mas para que o Zé Veiga me emprestasse o FERRARI VERMELHO, tive de mexer os cordelinhos para “vender” o Tiago. Mas descansem que o rapazola não vai lá estar muito tempo , regressa para Dezembro para vestir a camisola dos dragões.

Quis compensar os lampiões na surpresa que eles queriam apresentar no jogo do centenário, - aqui que ninguém nos ouve – Era o Rui Costa que eles queriam apresentar mas com a mudança do Bagão Félix para outro ministério as “reformas” ficaram comprometidas
O Dias da Cunha anda armado em esperto comigo. Anda a comprar jogadores na Loja dos 300 e depois diz que é do sistema.
Bem cambada não vos maço mais, vou de férias e fecho o escritório. A cambada que colabora comigo portou-se bem, vão todos gozar férias á pala, com excepção da mulher da limpeza que se portou mal.

Portem-se bem e tenham, juízo !!!!

FURA REDES

A PONTE É UMA PASSAGEM...

«A ponte é uma passagem, para outra margem!» Era assim o refrão de uma conhecida canção. Mas essa passagem nem sempre é fácil.






Com a chegada do verão, também as “dores de cabeça” dos automobilistas que todos os dias tem que cruzar as duas margens do Mondego. A ponte está em obras até 2006, altura em que começará a duplicação da Ponte dos Arcos.
Surge este post por outro que li, hoje, no Amicus Ficaria .
Nele o Sr. António Jorge Pedrosa refere que “Há sensivelmente um mês, numa reunião da Assembleia Municipal, questionei o Sr. Presidente da Câmara se estava previsto algum dispositivo extraordinário, para os meses de Julho e Agosto, que procurasse minimizar os impactos das obras na Ponte na circulação rodoviária, agravados por um normal acréscimo de trânsito neste período do ano. Foi-me dito que não”.

É curiosa a resposta do presidente da Câmara do Burgo.

Meses antes, após alguns acidentes na ponte, que obrigaram a Câmara e o IEP a tomarem medidas foi garantido por Duarte Silva [presidente da autarquia] que "na época balnear os trabalhos parariam".

Deixo aqui algumas passagens vinculadas na Comunicação Social, alguns dias depois de vários acidentes na ponte, já com os trabalhos a decorrer:

«Um acidente rodoviário na ponte sobre o Rio Mondego, recentemente, isolou a cidade cerca de duas horas, já que as obras que ali decorrem limitam para metade a capacidade de fluidez do trânsito. “Vamos introduzir medidas para alterar este tipo de cenário” disse, ao JN, Lídio Lopes, delegado municipal de Protecção Civil local» in Jornal de Notícias de 15-Janeiro-04

«Apesar das obras na ponte disporem de um plano de emergência, a autarquia e o IEP reuniram e decidiram reforçar as medidas de segurança com a colocação de bandas sonoras “para diminuir a velocidade”; de um sistema de informação de peões, “nos extremos da ponte para optimizar o encaminhamento de pessoas”; com a optimização de um corredor de segurança para as ambulâncias e “será aberto mais um acesso no separador central” para, se necessário, “produzir a diminuição do espaço condicionado ao tráfego automóvel”. “Temos a garantia do responsável de segurança da obra que ao final do dia de trabalho e durante os fins-de-semana as sapatas [extensões que estabilizam as gruas] serão retiradas, minimizando o condicionamento do trânsito na ponte” disse Duarte Silva, presidente da autarquia figueirense» - in Jornal de Notícias de 16-Janeiro-04

«Mas garantiu Duarte Silva, os condicionamentos não se registarão durante a época balnear. Para prevenir efeitos semelhantes àqueles que se verificaram no início desta semana, e após ter reunido com os responsáveis das obras da ponte e com as autoridades de segurança locais, o edil avançou que “é possível aumentar as medidas de disciplina e alerta em relação ao fluxo de trânsito”» in Diário As Beiras de 16-Janeiro-04

Penso que estas transcrições servem para desmentir a resposta dada por Duarte Silva (PSD) ao deputado municipal António Jorge Pedrosa (PS).
E enquanto isso a ponte é uma passagem (difícil) para a outra margem... pelo menos cá na Figueira!

A DESCENTRALIZAÇÃO DE MINISTÉRIOS

Sou contra a descentralização de Ministérios pelo país e pronto!!
Na minha modesta opinião penso que o erário público vai ser gasto de forma injustificada com este novo modelo. Serão certamente mais subsídios “para isto e para aquilo”.

A Manuela fez-nos andar aqui dois anos com o cinto apertado.
Agora o Santana, de um dia para o outro, abre os cordões à bolsa e resolve gastar os dinheiros públicos na descentralização de ministérios? Estamos nalguma república das bananas? Ou estamos em Portugal?



Santana ainda tem tempo para tentar atirar “areia aos olhos” do povo – como é seu hábito- e reitera que “a prioridade do Governo passará por uma eventual redução do IRS”.

Outra: “Flopes” afirmou também ser «um ponto de honra do Governo» obter, este ano, um défice de 2,8 por cento, abaixo dos 3% a que obriga o Pacto de Estabilidade da União Europeia.

Santana Lopes começa já a repetir em Portugal, as trapalhadas que fez nas autarquias da Figueira da Foz e de Lisboa?

quarta-feira, julho 28, 2004

O JOGO



Esta gentalha em cima são os “novos” governantes de Portugal.
Proponho um jogo aos visitantes do Quac Quac. Deixem as vossas apostas sobre quem vai ser o primeiro ministro (eh eh, até dá para o trocadilho!) a ser demitido ou a demitir-se.
Eu prometo que darei prémios surpresa aos que acertarem. BOA SORTE!

O FILME


Imagem gentilmente sacada no Panquecas

CONTINUA infelizmente a ser o filme mais visto todos os verões. O abandono de animais torna-se na decisão “mais fácil e eficaz” quando se pretende ir para férias.
Mas, por causa do maltrato a animais, criou-se, a 27 de Janeiro de 1978 a «Declaração Universal dos Direitos dos Animais». Serve para defender os seus direitos, que mesmo assim muitas vezes são esquecidos. No Artigo 6 dessa declaração pode ler-se na alínea B que : “O abandono de um animal é um acto cruel e degradante”.

Agora, pergunto. São os donos dos animais punidos caso não cumpra este artigo? Em Portugal, a resposta é obvia: NÃO. E PORQUÊ? Porque o novo sistema de identificação de, por exemplo, cães ainda não é obrigatório (a não ser nas raças perigosas.

É urgente que o Estado obrigue os proprietários de animais de estimação como cães e gatos a terem a identificação do animal num chip, como acontece noutros países da Europa. Só assim se conseguirá evitar o abandono de animais. A responsabilização dos donos é a única solução para minimizar, ou mesmo, ultrapassar este problema.

Ainda no campo dos direitos dos animais, eu sou contra as touradas.
E não me venham com as tretas de que é tradição. Também era tradição atirarem os homens aos leões em Roma e isso, hoje, já não acontece!
Na declaração Universal dos Direitos dos Animais” lê-se no Artigo 10: “Nenhum animal deve ser usado para divertimento do Homem. A exibição dos animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal”. O Artigo 11 reforça a ideia: “O acto que leva à morte de um animal sem necessidade é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida”.

Vamos parar com estes crimes?

E com estes crimes?

E com esta autêntica barbaridade?

Patinho Feio

terça-feira, julho 27, 2004

SHREK 2


Confesso que há muito não me divertia tanto a ver um filme como ontem à noite. Falo de Shrek 2, um filme de animação com o trabalho dos “mestres” Kelly Asbury, Andrew Adamson, Conrad Vernon e Companhia.
Fui com a Patinha ao cinema e valeu bem a pena. A Princesa Fiona, o Shrek, o Gato das Botas, o Burro, o Rei e a Rainha de “Bué Bué de Longe” estiveram ao mais alto nível num filme que, apesar de ser direccionado a crianças, deixa uma grande mensagem aos adultos. Vejam esta “preciosidade” pois vale a pena. Na banda sonora (de grande nível) encontramos Eels, Pete Yorn, Counting Crows, Nick Cave, Tom Waits, David Bowie.

TÍTULOS IMPRENSA, HOJE



Jornal de Notícias:
-PROVEDOR ACUSA FISCO DE LESAR CONTRIBUINTES
-Oposição unida prepara rejeição do programa de Santana
-AVIÕES GREGOS EM PORTUGAL PARA APOIAR COMBATE A FOGOS

Público
-Performance Turística da Região de Lisboa Ultrapassa a do Algarve
-Portugal Pede Auxílio Europeu para Combater Os Fogos
-IEFP Diz Que o Desemprego Baixou na Região Centro

Diário de Notícias
-Governo Pediu Ajuda Internacional
-Autoridades investigam Vírus do Nilo no Algarve

Correio da Manhã
-Prevenção arrancou só este mês
-OPOSIÇÃO UNIDA NO CHUMBO DO GOVERNO

JÁ NÃO FALTA TUDO...


Imagem gentilmente sacada ao Vá de Retro Santanáz

INFERNO

É todos os anos a mesma coisa. Com a chegada do verão e do calor chegam também os incêndios. Li, há pouco, no site da TSF que dos 18 distritos do país apenas 14 “escaparam” às chamas.

No JN desta segunda-feira pode ler-se que “até 18 de Julho tinham ardido mais 5137 hectares que no mesmo período de 2003”.

O presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil, o Sr. Paiva Monteiro atribui a origem de tantos incêndios à “mão criminosa”. Sr. Monteiro, e as altas temperaturas? E os meios reclamados pelos “soldados da paz”? E a coordenação (ou falta dela)?

Depois da calamidade do ano passado, estará o país preparado para o que está a acontecer? Nem com a casa arrombada se põem trancas à porta? O que está a acontecer a este país??

Patinho Feio

segunda-feira, julho 26, 2004

CONFIRMADO

YEAHHHHHHHHHH!
YEAHHHHHHHHHH!
É OFICIAL! VOU CASAR COM A PATINHA!
ESTÁ CONFIRMADO! EM ABRIL DE 2005,
EU, PATINHO FEIO E A PATINHA VAMOS DAR UM NÓ.
YEAHHHHHHH!


domingo, julho 25, 2004

TENDÊNCIAS QUAC

No último inquérito do Quac Quac os blogonautas foram convidados a darem a sua opinião sobre quem venceria o campeonato da Super Liga 2004/05.
94 blogonautas deram a sua opinião:
50% (47 votos) acreditam que o Benfica vencerá a Liga desta época.
33% (31 votos) “apostam” numa vitória do Campeão Europeu: FC Porto.
10% (9 votos) depositam a sua confiança numa vitória do Sporting.
5% (5 votos) apontam como vencedora da próxima temporada o Boavista.
2% (2 votos) escolhem “Outro” vencedor para aquela que será a última Super Liga a 18 clubes e a 30 jornadas.

SIM, CONFESSO. SOU BLOGODEPENDENTE!

Descobri um inquérito fantástico na BLOGotinha. Acabei de confirmar que sou um blogodependente, apesar do resultado não ser assim tão mau. Há piores!!!

56.25 %

My weblog owns 56.25 % of me.
Does your weblog own you?

BOM DIA!

Porque será que aos Domingos é sempre mais difícil acordar cedo e levantar da cama? Bom resto de fim-de-semana.

«Poema que aconteceu»

Nenhum desejo neste domingo
nenhum problema nesta vida
o mundo parou de repente
os homens ficaram calados
domingo sem fim nem começo.

A mão que escreve este poema
não sabe que está escrevendo
mas é possível que se soubesse
nem ligasse.

O SALTA-POCINHAS

Santana é o género de menino mimado que esquece o que tem em mãos ao receber um brinquedo novo. O problema é que o brinquedo desta vez é a governação de Portugal” - Joaquim Vieira, in Grande Reportagem, revista que faz parte integrante do JN

Post do dia!

O Quac Quac atribuiu o "Post do dia!", referente ao dia 24-Julho-04, ao texto "O PIOR DE TODOS OS CEGOS", publicado no Serra-a-Velha.

Aqui fica o "escrito" premiado de hoje:

A "cegueira" de Duarte Silva no que concerne ao empreendimento do Galante é patética; Assim o é, porque o pior "cego" é aquele que não quer ver;
de facto, Silva não quer ver que a venda do terreno foi um mau negócio para a comunidade;

não quer ver que a Imofoz engordou os bolsos à custa do património público sem mexer uma palha; não quer ver que andaram pessoas ligadas à sua gestão a pressionar os moradores contíguos aos terrenos para venderem as suas casas, o que é, no mínimo, imoral;

não quer ver que o aparthotel que vai ser construído é um alibi para a construção imobiliária e sua especulação;

não quer ver que o projecto pela sua valorimetria é um atentado urbanístico da pior espécie, que emparelha com o que se fez com os edifícios Atlântico, J. Pimenta, com a urb. do Patracol e da mata do Sotto Maior;

Não quer ver que se cumpriu a vergonha de retirar do domínio público uma rua e passeios, tudo para permitir acréscimos do índice de construção;

não quer ver, ainda, que para se ter um raio de um hotel que foi transformado em aparthotel nesta cidade não é preciso vender a "alma", se for, que se dane o hotel.

Quem assim não quer ver está hipotecado com a história e quem exerce funções públicas e perde o combóio da história vê, como Nero ao incendiar Roma, a sua missão ficar no rol das patetices
.

sábado, julho 24, 2004

50 anos...


Bem... Hoje, vai certamente ser dia de copos!
O "velhote" do Patinho Feio festeja o 50º aniversário...
Vamos lá malta, todos a cantar:

Parabéns a você,
Nesta data querida,
muitas felicidades,
muitos anos de vida!

Hoje é dia de festa,
Cantam as nossas almas,
Pró menino Geada,
uma salva de palmas!


Ehhhhhhhhhhhhhhhhh

E agora, nos comentários, uma mensagem para o pai do Patinho Feio

Post do dia... para Bosque da Robina!

O Bosque da Robina foi o grande vencedor do "Post do Dia" referente a 23-Julho-04.
Aqui fica o texto ganhador:

Perca peso...
Ser magro tornou-se moda. Há gente capaz das coisas mais disparatadas em troca de uma silhueta esbelta.

Afinal a solucção é tão simples...É só consultar a tabela calórica de perda de calorias no "embate" que vos deixo e escolher o que vos for mais agradável.

Tirando as roupas
Com o consentimento dela ........... 12 cal
Sem o consentimento dela ........... 187 cal

Abrindo o soutien
Com as duas mãos ........................... 8 cal
Com uma mão ................................ 12 cal
Com uma mão sendo espancado por ela ........ 37 cal
Com a boca ................................. 85 cal

Colocando a camisinha
Com erecção ................................ 6 cal
Sem erecção ................................ 315 cal

Preliminares
Tentando encontrar o clitóris .............. 8 cal
Tentando encontrar o ponto G ............... 92 cal
Não ligar a mínima ......................... 0 cal

Na hora da acção
Pegar ao colo .............................. 12 cal
Deitá-la ................................... 8 cal
Comê-la .................................... 112 cal

Posições
Missonário ................................. 12 cal
69 deitado ................................. 8 cal
69 de pé ................................... 112 cal
Carrinho de mão ............................ 216 cal
Candelabro italiano ........................ 912 cal

Um orgasmo
Real ....................................... 112 cal
Falso ...................................... 315 cal

Pós-Orgasmo
Ficar na cama abraçadinho .................. 18 cal
Saltar da cama logo de seguida ............. 36 cal
Explicar-lhe porque saltou da cama ......... 816 cal

Conseguindo a segunda erecção
Se tem de 16 a 19 anos ..................... 12 cal
de 20 a 29 ................................. 36 cal
de 30 a 39 ................................. 108 cal
de 40 a 49 ................................. 324 cal
de 50 a 59 ................................. 972 cal
acima de 60 ................................ 2916 cal

Vestindo-se
Calmamente ................................. 32 cal
Com pressa para se pirar ................... 98 cal
Com o marido dela a bater à porta .......... 1218 cal



sexta-feira, julho 23, 2004

15 mil acessos


O Quac Quac está hoje de parabéns ao atingir os 15 mil acessos. Obrigado a todos aqueles que, ao longo dos últimos meses, tem feito deste o "vosso" blog.

Patinho Feio

Parabéns Amália Rodrigues, onde quer que estejas!


Se fosse viva Amália Rodrigues celebraria hoje o seu 84º aniversário. O expoente máximo do fado nasceu a 23 de julho de 1920 e, como todos sabemos, faleceu a 6 de Outubro de 1999. Hoje e para sempre Amália será um símbolo do orgulho nacional.

Singela homenagem do Quac Quac.

Portugal está de pernas para o ar...

Desde chavalito que sempre ouvi dizer aos mais velhos “O Benfica é uma Nação”. Há coisas, que a gente ouve tanta vez que acaba por acreditar que é verdade.

Pois bem, no caso presente, constato que Portugal passou-se. Estava eu a jantar quando ouvi na Televisão que o Pedro Mantorras tinha ido de cana no aeroporto por apresentar um passaporte falsificado. A Nação ficou de pernas para o ar.

Então qualquer pelintra pertencente á cambada do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, já dá ordem de prisão a um dos melhores filhos da nação. Isto está-me a parecer um país de doidos. Desde um Furão que se pira para a Comunidade, até a um PM que pôs a Figueira de mão estendida já tudo é possível.
NAÇÃO BENFIQUISTA VAMOS UNIR-NOS.

A propósito nos últimos meses fartei-me de viajar com o Mantorras. O chavalo saiu, entrou, tornou a sair, tornou a entrar e nunca ninguém descobriu nada no passaporte. Cá o Fura Redes armou-se em detective e descobriu toda a verdade. Durante o estágio na Suíça, á falta de melhor, Mantorras fartou-se de ler revistas onde o artista principal era o Michael Jackson.

Inevitavelmente a vontade de ser branco do Michael passou para o Mantorras. Então o Pedrocas não tem mais nada rasgou a foto do passaporte e colocou uma foto dum branco. Quando chegou á Portela, vocês calculam a confusão que foi. Um Pedro Mantorras preto a apresentar um passaporte de um Pedro Mantorras branco. É caso para se dizer: "um preto e um branco fosca-se"...

Fura Redes


Mantorras Jackson?!

Post do Dia!

O Quac Quac vai a partir de agora distinguir diariamente o "Post do dia".
E o prémio hoje vai paraaaaaa.... "O CRÉDITO A DAR A UMA PROMESSA" do Quinto Poder.
Este post "desmonta" a "condução financeira" de Santana Lopes na sua passagem pela Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Deliciem-se... e bom almoço!

Patinho Feio

Galante... Só para não esquecer...

«Os vinte e três advogados da Comarca da Figueira da Foz que assinaram uma petição, "onde são apontadas as ilegalidades do processo" da venda dos terrenos da Ponte do Galante e da proposta de Plano de Pormenor (PP) do Vale do Galante, acusam a Câmara da Figueira da Foz de "apoiar ilegítimos interesses privados"» in JN, hoje

«"Nunca na história desta terra se foi tão longe no apoio a ilegítimos interesses privados, em prejuízo duma terra que é de todos", lê-se no documento a que o JN teve acesso» - in JN, hoje

«Os 23 advogados, naturais ou radicados na cidade, que subscreveram a reclamação contra o projecto do Vale do Galante, apresentada anteontem à Câmara da Figueira da Foz, acusam a autarquia de procedimentos ilícitos e de ter prejudicado o município "em vários milhares de euros" e requerem "a imediata suspensão de todos os procedimentos conducentes à aprovação do Plano de Pormenor (PP)" previsto para a zona» in Público, hoje

«Os advogados dizem-se "estupefactos" com o PP proposto pela Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF), argumentando que ele representa "um crime urbanístico de enormes proporções" in Público, hoje

«"O PP do Vale do Galante está viciado na sua génese. É agora demasiado evidente que a suspensão do PU da zona da Ponte do Galante não prosseguiu qualquer interesse público, antes proporcionando o negócio imobiliário", contestam (os juristas)» in JN, hoje

«Os signatários da reclamação sublinham que o actual presidente da autarquia, "ao assinar a escritura [da venda do terreno à Imofoz], declarando que o terreno se destina à revenda, altera as condições da hasta pública, por exceder os seus poderes, comete um ilícito administrativo"» in Público, hoje

«Duarte Silva (PSD) – presidente da CMFF - refuta as acusações. "Estamos a defender o interesse colectivo e não interesses privados" afirmou o autarca, admitindo que a construção dos 298 fogos serve para "aliciar" o promotor a construir o aparthotel.» in JN, hoje


Faixas negras... como a noite!

Morreu Carlos Paredes


Carlos Paredes 1925-2004

O mestre da guitarra portuguesa Carlos Paredes morreu hoje às 6:00 aos 79 anos, em Lisboa, após doença prolongada, disse à agência Lusa uma fonte da Fundação-Lar Nossa Senhora da Saúde, onde o compositor estava internado. Carlos Paredes nasceu em Coimbra a 16 de Fevereiro de 1925, tendo dedicado quase toda a sua vida à guitarra portuguesa.

Mobilidade para todos, assim esperamos!

A Figueira da Foz é uma cidade que sofre com falta de mobilidade para cidadãos portadores de deficiências motoras (e não só). Nos edifícios e instituições públicas a situação é de bradar aos céus...

Este post surge na sequência do auxílio que tive que prestar a uma cidadã com deficiência profunda que, em cadeira de rodas, tentava entrar numa instituição bancária. A pobre senhora estava “aflita” pois, apesar da tecnologia de ponta da cadeira em que deslocava, o seu esforço foi inglório.

As pessoas expectantes quase faziam apostas para ver quando conseguiria a senhora entrar. Resolvi por cobro àquela pouca vergonha. Abordei a senhora e pedi-lhe licença para a ajudar. Com a minha ajuda lá conseguiu entrar na instituição bancária.

Mas este não será certamente um caso isolado cá pelo Burgo. São várias as instituições públicas da Figueira que não tem acessos, nem WC, para deficientes motores e outros.

Deixo alguns (maus) exemplos de instituições que apresentam falhas:
1- Os tribunais (de trabalho e civil)
2- As Repartições de finanças (Figueira e Buarcos)
3- O Registo civil
4- O posto dos Correios junto ao Jardim Municipal
5- As instalações da PT também junto ao Jardim
6- Companhias de Seguros (algumas em primeiros andares)

Mas, nem tudo é mau. A Câmara Municipal tem dado um bom exemplo de mudança (também mal seria). Câmara Municipal, Centro de Artes e Espectáculos, Cinemas LusoMundo (Jumbo) e Museu Municipal são das poucas “casas” que invertem o cenário negro para quem é deficiente e reside ou se desloca à Figueira da Foz.

Este post serve também para elogiar a postura da autarquia local (não pode ser só dizer mal, não é?). E o elogio é merecido, pela assinatura de um contrato- programa entre a Câmara Municipal cá do Burgo e a Associação Portuguesa de Planeadores do Território (APPLA), ontem ao fim da tarde, com o objectivo da adesão da Figueira à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos.

Fico contente com a adesão do município a esta iniciativa. Agora, a Câmara tem três anos para eliminar as barreiras arquitectónicas “em toda a área envolvente às escolas e no Bairro Novo”.
Espero que a Câmara saiba responder ao desejo dos cidadãos portadores de deficiência da Figueira da Foz...

Patinho Feio


Tudo em família!


A história é primeira página na edição desta semana da revista “TV Guia”: O primeiro ministro “tem uma nova amiga”. Chama-se Paula Aguiar de Carvalho, filha do antecessor de Santana Lopes na Câmara da Figueira, coisa que o texto, que acompanha na revista as “fotos exclusivas” do casal, não revela.

Segundo a TV Guia, Paula Aguiar de Carvalho “é solteira, tem 27 anos, administra o Fundo Remanescente do Chiado e conheceu Santana Lopes quando ele presidia à Câmara da Figueira da Foz. È a nova amiga do primeiro-ministro e até jantam a sós”.

Que a menina Paula fazia parte do grupo das “santanetes” na Câmara de Lisboa já se sabia. Que o pai foi para administrador da CP nomeado pelo governo de Durão Barroso também.

Agora, resta saber se Aguiar de Carvalho ainda vai ter de levar a filha ao altar, e passar a sogro do PM..! Era bonito de ver...

Pato Donald

quinta-feira, julho 22, 2004

Quac a 5

O Quac Quac ganhou hoje mais um membro.
Chama-se Pato Donald e promete dar que falar!
Assim e a partir de agora o Quac Quac é feito a cinco vozes: Patinho Feio, Patinhas, Clara, Fura-Redes e Pato Donald.

Porque há sempre uma primeira vez...

POEMA DA PRIMEIRA VEZ

Minha primeira vez foi assim...

O céu estava claro,
A lua quase dourada,
Ali no campo eu e ela,
E não se via mais nada.

A pele suave,
Ela de quatro,
As ancas expostas,
Os quadris largos,
E eu tocando de leve,
O macio de suas costas.

Não sabendo começar,
Olhei o corpo esguio.
E decidi pôr as mãos,
Sobre seus peitos macios.

Eu sentia medo.
Meu coração forte batia,
Enquanto ela bem lentamente,
As firmes pernas abria.

Vitória! Eu consegui!
Tudo então melhorou.
Pelo menos desta vez,
O líquido branco jorrou.

Finalmente tudo acabou,
E quase saio de maca.
Foi assim à primeira vez
Que eu tirei leite da vaca.


Violência no futebol



A violência voltou a marcar mais um encontro do glorioso SL Benfica, no estágio na Suiça. Desta vez foi frente ao Marselha, equipa que o Benfica bateu por 2-0.

Não é de espantar que a violência impere cada vez mais no mundo do futebol, já de si um jogo com raízes na violentas. O mau exemplo que alguns jogadores e dirigentes dão, também, aso os adeptos cada vez mais violentos.

Mas recuso-me a aceitar a teoria da violência gratuita. Todos sabemos o racismo e a xenofobia está latente na Europa. No entanto, esse racismo está cada vez mais “à flor da pele”.

Se analisarmos o que se tem passado em França (com as comunidades islâmicas), na Alemanha (com os neo-nazis) e na Irlanda (entre católicos e protestantes) chegamos rapidamente à conclusão que os acontecimentos que marcaram os estágio benfiquista na Suíça não passam de actos racistas e xenófobos.

É a minha opinião... Mas todos nós sabemos o sentimento que se gera em países “invadidos” por outras comunidades que, a usufruir de salários mais baixos e com menos regalias sociais (para não dizer nenhumas), lhes “roubam” alguns postos de emprego.

A minha opinião vale o que vale, mas não deixo de constar que as lamentáveis cenas nos campos de futebol suíços aconteceram entre a comunidade portuguesa local e cidadãos suíços... Pode ser coincidência, o que eu não acredito.

D’Artagnan Lopes e os três mosqueteiros

«Ontem por volta das 19:00h foi lançado um novo livro de aventuras no Palácio de Belém. Um livro de acção, que relata a chegada ao poder de D’Artagnan Lopes e os três mosqueteiros da Figueira da Foz.
A acção decorre em 1997, ano em que termina o reinado de D. Aguiar de Carvalho. D’Artagnan Lopes, jovem gascão, chega à Figueira da Foz em busca de fortuna. Aí, trava conhecimento com Aramis Águas, Porthos da Costa e Athos Pereira Coelho, mosqueteiros do PSD, que o admitem no grupo depois de testadas as suas qualidades de "espadachim"»

Lindo... O resto da estória podem ler no Amicus Ficaria

Voltou a insegurança

A insegurança voltou à cidade. No ano passado o PS através do presidente da JS da Figueira, João Portugal, e do presidente da Federação distrital de Coimbra e deputado da Nação, Victor Baptista, alertaram para a insegurança que reinava na noite da Figueira da Foz (carinhosamente, Burgo).

Logo o PSD e a Câmara Municipal da Figueira se aprontaram a desmentir tal situação baseando-se na “inexistência de queixas apresentadas na PSP”.
Claro, quem não tem medo de represálias quando estamos a falar de ciganagem (e atenção que não sou racista)????

Fui, há minutos, tomar café ao sítio do costume. E sou confrontado com um cenário digno de um filme do far-west: Vidro da montra partido, caixa registadora roubada, pó branco (daquele que a polícia usa para as impressões digitais e sangue no chão (do«s» assaltante«s»).

Fiquei logo a saber que “mais duas ou três” casas comerciais foram assaltadas no centro da cidade durante a noite. “Elevados prejuízos materiais” reclamam os comerciantes.

Então Sr.s do PSD, em pleno verão onde anda a polícia desta terra? Onde andam os CI´s que por tudo e por nada querem “molhar a sopa” em algum desgraçado que já bebeu um copo a mais? Não me vão dizer que isto é um caso pontual, como disseram no passado... Todas as noites tem sido assaltados inúmeros automóveis, pessoas nas ruas e até residências... Para uma cidade de turismo convenhamos que o cenário não é abonatório.

É uma realidade, a insegurança “instalou-se” na noite Figueira da Foz. Deixo um repto a quem governa o Burgo: Percam uma das vossas noites de sossego em casa e deambulem pelas ruas, bares e discotecas da nossa cidade para verem o que se passa... É um desafio que vos faço!

Patinho Feio

Ainda o Galante...

«O Movimento Pró-Valorização sustentável do Vale do Galante entregou, ontem à tarde, na Câmara da Figueira da Foz, um abaixo-assinado com 800 assinaturas contra a proposta de Plano de Pormenor (PP) do Vale do Galante.(...) Entretanto, a máquina que procedia a trabalhos de escavação e contenção periférica e a construção de muros de suporte nos terrenos do Vale do Galante deixou de laborar. Precisamente um dia depois do presidente da Câmara ter garantido a "legalidade" do licenciamento da obra» in JN

Foto de Família...


Da esquerda para a direita:
Pereira da Costa, Maria do Rosário Águas, Pereira Coelho e Manuel Canavarro
Olhó passarinho! Vá tudo a fingir que são grandes amigos, senão o "paizinho" Santana vai ficar chateado com os meninos e com a menina e ainda dá tau tau no tu-tu...

Desconfianças



Durão Barroso:
Epá, então aquilo é que é o empreendimento pró Vale do Galante?
Porra... O Duarte Silva deve estar doido ao autorizar uma coisa daquelas! Não admira que o povo reclame. Chiça...
Estou desconfiado que isto não vai acabar nada bem...

Trapalhadas à Santana


Quem disse que apenas o carteiro toca duas vezes? As trapalhadas “santanistas” também.
Recentemente, durante tomada de posse do novo primeiro-ministro e do restante elenco governamental, Santana Lopes e Paulo Portas foram protagonistas de dois momentos hilariantes. No primeiro, “Paulinho das Feiras” mostrou-se surpreendido com as suas novas tutelas. No segundo, Santana “Copos” mostrou apetência para “cortar” o discurso protocolar, qual tesoura afiada dos tempos da censura.

Ontem, novo episódio na tomada de posse dos secretários de Estado. Agora as “trapalhadas” sucederam-se por substituições de última hora. Teresa Caeiro, do CDS-PP, que antes fora apresentada oficialmente como secretária de Estado adjunta da Defesa e dos Antigos Combatentes, mudou para a nova Secretaria de Estado das Artes e Espectáculos, criada no Ministério da Cultura, dando o lugar ao “ilustre figueirense” Pereira da Costa.

Outro caso do dia foi a designação de Patinha Antão como secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, sem a sua inscrição nos autos.

Aí aí Sampaio, o que foste tu fazer?
A quem confiastes o destino deste pobre país!

Patinhas

quarta-feira, julho 21, 2004

O Quac Quac feito pelos leitores!



O "polícia" de Paulo Portas

O advogado figueirense Pereira da Costa tomou quarta-feira posse como secretário de Estado-adjunto e dos Antigos Combatentes, incluído na orgânica do Ministério da Defesa e dos Assuntos do Mar.

Pereira da Costa, eleito deputado à AR pelo circulo de Lisboa, fazia parte da Comissão de Defesa Nacional, pelo que a nomeação, vista assim, fará algum sentido.

Porém, sabendo-se da proximidade que tem ao actual primeiro-ministro, do qual foi considerado um dos "delfins" na Câmara da Figueira, parece que Pereira da Costa vai para adjunto de Paulo Portas encarregado de "policiar" este último. O relato das actividades do Ministro ao chefe PSL será diário?

(Mensagem recebida via e-mail)

Escutas telefónicas



-"Mas eles são contra o Aparthotel?"- perguntei eu, ingénuamente.
-"Não, nada disso. Os moradores são contra a urbanização!" - retorquiu ele.
-"Então e a Câmara não faz uma sessão de esclarecimento aos moradores porquê?" - questionei.
-"Oh pá, acho que o projecto está cheio de irregularidades. Primeiro a venda dos terrenos, depois não deram cumprimento a uma lei qualquer do urbanismo e agora, mais recentemente, já lá andam umas máquinas, e um advogado espanhol diz que não podem. Porque que ainda está a decorrer o período de discussão pública, ou lá o que é isso" - esclareceu ele.
-"Eu não percebo nada disto. Vais ver que o Duarte Silva ainda vem dizer que as pessoas estão mal esclarecidas e que não percebe porque é que estão contra o Aparthotel." - disse eu.
-"Aí não duvides."- respondeu ele.
-"Xau pá. Depois diz qualquer coisa". - terminei eu.

Escuta gentilmente sacada no Amicus Ficaria

Usa óculos? Não?! Então vai ser difícil...

No dia em que termina o período de discussão pública da proposta do Plano de Pormenor do Vale do Galante, lá encontrámos o projecto para que qualquer cidadão o possa consultar.
Contudo, apenas um senão... As letrinhas são tão pequeninas que mesmo eu que uso óculos me vejo à rasca para conseguir perceber qualquer coisa... Se calhar tenho que ir reclamar à MultiÓpticas, sei lá...

Mas pronto, aqui fica um brinde para os mais curiosos e interessados!

Descubra as diferenças...

Em apenas dois anos:

"A Câmara Municipal de Lisboa (CML) enfrenta sérias dificuldades financeiras, com dívidas de 100 milhões de euros a fornecedores que se devem, em grande parte, a um aumento abrupto da despesa e à incapacidade da autarquia, agravada nos últimos dois anos — período que corresponde à presidência de Pedro Santana Lopes —, de gerar receitas com bens de investimento" in Público

Em apenas quatro anos:

"Nas primeiras 2/3 semanas de Janeiro de 2002 , começaram a chegar à Contabilidade resmas e resmas de facturas relativas a 2001 , de fornecedores e de empreiteiros , retidas sabe-se lá por quem , em gavetas ou em pilhas sobre secretárias.
Muitas delas como consequência de ter havido suspensão de autos de medição de obras empreitadas em curso , nos meses de Setembro a Dezembro de 2001 .
O total deste passivo ascendia a mais 1,46 M contos .
O apuramento final do real passivo do Município da Figueira da Foz conduziu portanto a :

Passivo total contabilizado no final de 2001 .....3,28 M contos
Passivo total escondido no final de 2001 .........1,46 M contos
Total ..................................................4,74 M contos
" - in Quinto Poder.

E agora... Como deixará Santana Lopes o país?

Mais Galante...

"A licença que passámos está perfeitamente legal. Não fazemos nada que não tenha sustentação legal", afirmou o autarca [Duarte Silva] convidando os que "desconfiam" da legalidade do alvará a "reclamarem junto das instâncias legais" - in JN , 21-07-04

"O facto desta licença ter sido passada, antes de terminado o prazo de inquérito público levou ontem, o vereador do PS Rui Carvalheiro a questionar sobre a sua “legitimidade”. Em resposta, Duarte Silva afirmou: “temos toda a legitimidade para fazer o licenciado”, uma vez que “foi despachado o pedido do promotor”" - in Diário As Beiras , 21-07-04

"O presidente da CMFF, Duarte Silva, garante pelo contrário que a licença emitida é "perfeitamente legal": "O Plano de Pormenor da zona está ainda em discussão pública, mas temos capacidade para emitir a licença com base nos pareceres favoráveis ao hotel [emitidos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro e pelas direcções-gerais de Turismo e de Energia que, ao contrário da Direcção Regional de Ambiente, aprovaram o projecto]" - in Público

Mais uma porta aberta...

Primeiro deixem fazer a obra que depois logo se verá quem a vai explorar” – Duarte Silva para os vereadores do PS sobre a construção do Centro Desportivo de Buarcos.

O PDM cá do Burgo

Tem sido alvo de queixas constantes quer por autarcas das freguesias, quer por munícipes deste concelho “à beira mar plantado” chamado Figueira da Foz (Eu chamo carinhosamente Burgo). O PDM cá da terra tem sido contestado por todos mas segundo uma notícia vinculada no JN o «Plano Director Municipal não ficará pronto até ao fim do mandato».
«Bem, nada de novo... Já estamos habituados, o PDM nunca deu votos a ninguém», pensei.

No entanto, uma das razões apontadas para que o documento não seja revisto deixou-me a pensar com os meus botões. «O maior obstáculo ao novo PDM é "não se saber o verdadeiro traçado da IC1" já que existem três hipóteses para a zona sul do concelho» refere o jornal.

Há uma coisa que não compreendo. Na edição online do Jornal de Negócios pode ler-se que «depois do despacho conjunto favorável do Governo, falta apenas acertar os pormenores do fecho financeiro da operação entre o concessionário, as instituições financeiros e o Estado português, sendo de prever que as obras arranquem em Setembro próximo, mais de seis anos de ter sido aberto concurso público para esta concessão rodoviária».

Ora, se as obras vão arrancar em Setembro próximo, os traçados não estarão já definidos? Ou tenho que acreditar que só os troços a Norte e a Sul do concelho da Figueira é que foram traçados?

Mas como diz o povo “Enquanto o pau vai e vem...” o PDM continua por rever e muitos munícipes levam as mãos à cabeça pelos prejuízos causados com o actual PDM da Figueira.

Patinho Feio


Notas soltas:

1-O pedido de revisão do plano surgiu em Abril de 1998, ainda no mandato de Pedro Santana Lopes.
2- O decreto-lei 380/99 que rege o documento seria complementado com portarias que "ainda não saíram".
3- Falta uma nova carta de Reserva Agrícola Nacional (RAN)
4- Há a exigência de uma nova cartografia (digital) licenciada e a adequação da anterior cartografia com a actual.
5- O traçado do IC1 (A17) que atravessa o concelho ainda não está definido.
6- O actual PDM entrou em vigor em 1994 pelo que o prazo legal de duração (dez anos) está achegar ao fim.
7- A A17 tem uma extensão de 92 quilómetros, com portagem, e deverá estar
operacional em 2007. A auto-estrada liga a Marinha Grande a Mira e surge
como um prolongamento da A8, auto-estrada concessionada à AEA.


terça-feira, julho 20, 2004

Galante... o regresso da saga!


Máquina trabalha no local

A construção de um aparthotel e uma série de blocos de apartamentos nos terrenos do Vale do Galante continua a gerar polémica. Nos últimos dias pude ler no Jornal de Notícias mais alguns episódios desta já longa “novela”.

Aqui ficam algumas passagens que me parecem importantes e que servem para “aquecer” a discussão quando faltam dois dias para que termine o período de consulta pública da proposta de Plano de Pormenor do Vale do Galante:

«”Uma grande manifestação popular é uma hipótese em aberto para demostrar o descontentamento por este plano que não é mais do que uma aberração urbanística” disse, no final da sessão, Luís Pena, advogado e elemento do Movimento» in JN, 11-07-04

«“É o Plano de Pormenor mais violento para a Figueira da Foz dos últimos 30 anos” disse, ao JN, o arquitecto Carlos Figueiredo, elemento do Movimento cívico» - in JN, 11-07-04

«“Existem uma série de irregularidades que podem perfeitamente embargar a obra” disse, ao JN, o jurista (Pedro Trilho y Blanco)« - in JN 16-07-04

«A 18 de junho último foi publicado em Diário da República a abertura do período de discussão pública do PP do Galante. “Cinco dias depois foi emitida, pela autarquia local, uma licença de obras para que o particular (Foz Beach) ali pudesse iniciar obras.» - in JN, 16-07-04

«“Não estamos surpreendidos com esta decisão do Movimento e, neste momento, é urgente esclarecer as dúvidas suscitadas em todo este processo (...) o que ali vai nascer é uma floresta de betão” disse, ao JN, Natércia Crisanto, vereadora do PS» in JN, 17-07-04

«“É mais um mamarracho que vai nascer na cidade” disse a comunista (Silvina Queirós) para quem a Câmara Municipal “tem obrigação de colocar os interesses da população em primeiro em vez dos privados”» in JN, 17-07-04

«No local, uma máquina procede a trabalhos de "escavação e contenção periférica e construção de muros de suporte". No local está afixado um alvará da obra, licenciado pela Câmara a 23 de Junho último, cujo aviso se encontra junto ao terreno de construção» - in JN, 19-07-04

"Esse licenciamento ( Obras de "escavação e contenção periférica e construção de muros de suporte") é ilegal porque a Câmara está a praticar um acto incompatível com a fase de consulta pública do Plano de Pormenor (PP) que termina esta quarta-feira" - Pedro Trilho y Blanco, advogado do Movimento Pró-Valorização Sustentável do Vale do Galante, in JN, 19-07-04

«A Oposição (PS e CDU) já criticaram o início dos trabalhos no "Galante", enquanto o presidente da Câmara, Duarte Silva, escusou-se a comentar» in JN, 19-07-04

«Alguns moradores da zona do Vale do Galante, entre Buarcos e a Figueira da Foz, para onde está projectada a construção de uma urbanização, penduraram faixas negras nas varandas das habitações contíguas ao terreno» in JN, 20-07-04

segunda-feira, julho 19, 2004

Patriotismo...

Na minha viagem a Vilar de Mouros deparei com uma situação fabulosa quando passei em Viana do Castelo, terra onde o presidente cá do Burgo foi administrador dos estaleiros navais. Todos nós sabemos e constatámos que o patriotismo lusitano esteve ao mais alto nível durante o Euro´2004.
A foto em baixo, tirada em Viana do Castelo, revela a eficácia que uma autarquia pode ter com o simples acto de pintar a paragem dos autocarros com as cores da bandeira nacional:

1-Originalidade e aproveitamento do espaço
2-Uma ideia feliz para gastar o erário público em vez de o desperdiçar em campanhas estúpidas e sem proveitos como a “Lusitanea”
3-Quem sabe esta será uma maneira de combater os "desenhos" feitos por falsos "grafitters" e de, pontualmente, promover iniciativas para que os verdadeiros "artistas" realizem as suas “obras de arte”.




Patinho Feio

Anedota da Semana


Num hotel caro em Lisboa, uma velhota com os seus 80 anos vai a descer no elevador e no 7º andar entra uma rapariga dos seus 23/24 anos de idade que cheirava a um perfume especial e caro, volta-se para a velhota, abana a blusa e diz, petulante:
- Giorgio, dez contos por grama...

Quando o elevador pára no 5º andar, entra outra rapariga com cerca de 25 anos de idade, também a cheirar a perfume raro e caro, vira-se para a velhota e diz:
- Safari, 21 contos a grama...

O elevador para no 2º andar, a velhota prepara-se para sair do elevador, dá um valente peido, sacode a saia para arejar, volta-se para as petizes e diz:
- Feijão encarnado de conserva "COMPAL", 1 euro a lata...

Esta semana, no Pingo Doce...

(Anedota recebida via e-mail)

Momentos...

Todos os festivais de verão tem as suas particularidades e os seus momentos de humor. Os “olhos” do Patinho Fixaram estes dois durante Vilar de Mouros 2004:


«Boa tarde. Quero fazer um “piersing”... Mas, não posso fazer um piercing com “c”?»
Risada geral...

domingo, julho 18, 2004

O Cartaz



Dar cabo...
“Preciso dar cabo deste filho da mãe”. Esta é a mensagem contida em dezenas de cartazes da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) de Montemor-o-Velho que, a partir desta segunda-feira, vão estar “pregados” naquele concelho do Baixo Mondego.
Fonte da JCP de Montemor contou ao Quac Quac que a mensagem do cartaz pretede apenas “mostrar o desagrado e a posição da JCP contra o populismo e a demagogia de Santana Lopes”.

Comentem a imagem e a mensagem do cartaz...

Tomada de posse do novo (des)Governo português.


Imagem gentilmente sacada à Galeria dos Horrores

Lindo...



LINDO, LINDO, LINDO... Os The Cure foram magnificos!
Foram duas horas e meia de concerto onde não faltaram temas como "Love Song", "Friday i´m in love", "Fascination Street", "May be Someday", a minha preferida "PICTURES OF YOU" e a terminar, em beleza, "Boys Don´t Cry".

Patinho Feio